Gestão Ambiental | 05/06/2023

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Prefeitura realiza ação de plantio de árvores com alunos da Rede Municipal

Os alunos, além de ouvirem sobre a importância das árvores e de como cuidar da natureza, participaram da atividade prática do plantio, sendo auxiliados pelos professores e profissionais da Secretaria de Gestão Ambiental

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Louveira, por meio das Secretarias de Gestão Ambiental e Educação, realizam ação de plantio de árvores nas Escolas Municipais com os alunos. Ainda nesta semana, haverá uma ação em homenagem aos servidores públicos na Fazenda Santo Antônio e a 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos. No último domingo (4), também em contexto a celebração da data de hoje, a Prefeitura realizou uma Caminhada Ecológica em parceria com a empresa BrasALPLA. A secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, fez questão de partipar da ação com os alunos no Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Marcamos o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma ação interativa e divertida para os alunos, de forma que na prática, aprendem sobre a importância de cuidar da natureza. Com isso, além de levarem o aprendizado para a vida, também podem compartilhar com as pessoas com quem moram, ampliando os bons resultados. Lembrando que temos trabalhado em fortes investimentos na área ambiental da cidade, com avanços importantes, como temos noticiado semanalmente em nosso site e redes sociais”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Os alunos além de ouvirem sobre a importância das árvores e de como cuidar da natureza, participaram da atividade prática do plantio, sendo auxiliados pelos professores e profissionais da Secretaria de Gestão Ambiental.

“Atividades interativas com as crianças agregam muito no aprendizado, pois são experiências que marcam na memória. Além de ser excelente para elas, o plantio torna o ambiente escolar mais bonito e confortável. Elas agora podem cuidar diariamente da árvore e acompanhar o crescimento”, disse a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Nesta terça-feira (6), haverá uma ação especial em homenagem aos servidores públicos na Fazenda Santo Antônio.

Na quarta-feira (7), será realizada a 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos. A primeira edição foi em Louveira no ano passado, na Fazenda Santo Antônio, a segunda será em Jundiaí, com previsão de início às 8h30 e programação até às 17h. O objetivo principal do encontro é estabelecer ações conjuntas para adaptação às mudanças climáticas e discutir projetos futuros relacionados ao meio ambiente na região.

“Uma semana repleta de ações voltadas ao meio ambiente que vão gerar conscientização, aprendizado e ressaltar a responsabilidade ambiental que cada um deve ter”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Outros investimentos

Entre outros investimentos na área ambiental, a Prefeitura de Louveira realiza uma série de ações em diferentes frentes.

Como forma de incentivo para a preservação do meio ambiente, a Prefeitura conta com o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Para cada hectare de mata preservada ou recuperada, o proprietário da terra recebe pagamentos anuais. Sendo também um dos requisitos para o Promif, a adesão ao programa é voluntária. O objetivo é promover a manutenção, proteção e recuperação de áreas especialmente protegidas como os recursos hídricos e os fragmentos de vegetação nativa. Além de promover o saneamento ambiental, a manutenção e proteção do solo contra escoamentos superficiais. CLIQUE AQUI para saber mais.

Com foco em promover preservação ambiental e uma cidade limpa, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental e Serviços Públicos, realiza o Programa de Coleta Seletiva, que recolhe resíduos recicláveis, e o “Cata Treco”, que recolhe móveis, materiais de poda de árvores entre outros. Os serviços são realizados de modo em que as equipes atendem todos os bairros da cidade em dias fixos da semana. CLIQUE AQUI para saber mais.

Em investimento para a arborização urbana de Louveira, a Prefeitura adquiriu um destocador. O equipamento agiliza o replantio de árvores que estão em local inadequado, gerando uma série de benefícios para o bem-estar e saúde da população e da fauna. CLIQUE AQUI para saber mais.