Gestão Ambiental | 18/05/2023

Com foco em promover preservação ambiental e uma cidade limpa, Prefeitura realiza o Programa de Coleta Seletiva e Cata Treco

Com foco em promover preservação ambiental e uma cidade limpa, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental e Serviços Públicos, realiza o Programa de Coleta Seletiva, que recolhe resíduos recicláveis, e o “Cata Treco”, que recolhe móveis, materiais de poda de árvores entre outros. Os serviços são realizados de modo em que as equipes atendem todos os bairros da cidade em dias fixos da semana. Entulhos, se a quantidade for menor que 1m³, os moradores podem levar ao Bota Fora da Prefeitura.

"O saco verde é para o morador colocar tudo que é reciclável. A separação dos materiais é por conta da nossa parceira, a Cooperativa Recomeço. Com a colaboração da população e a Prefeitura fazendo a sua parte, a cidade se manterá limpa e agradável para todos”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Quanto aos entulhos, se a quantidade a ser descartada for menor que 1m³, o morador tem a possibilidade de levá-los gratuitamente ao Bota Fora da Prefeitura, localizado na Rua Antônio Biscuola, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto. Caso a quantidade de entulho seja maior que 1m³, o morador deverá fazer a contratação de caçamba para a destinação correta do material.

“Recentemente recebemos denúncias de pessoas realizando descarte em locais incorretos, além de resultar em infração, isso gera prejuízos para toda a cidade. A disposição inadequada de resíduos, além de causar impactos negativos ao meio ambiente, entupimento de bueiros e consequentes alagamentos, também atrai vetores diretos ou indiretos de doenças, como ratos, baratas, pernilongos, aranhas e escorpiões. Com a colaboração de todos e realizando o descarte ambientalmente correto, evitamos todos esses problemas”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Caso o morador queira destinar algum móvel ou “treco”, ele deve conferir na programação (veja abaixo) o dia em que o caminhão vai passar no seu bairro, e então, deixar o material do lado de fora da residência.

A Coleta Seletiva é realizada pela Prefeitura de Louveira em parceria com a Cooperativa Recomeço. O programa garante a entrega e recolhimento semanal dos sacos verdes em 100% das casas dos moradores da cidade que são utilizados para depósito de resíduos.

A entrega ocorre no momento em que o caminhão da coleta seletiva passa para recolher os resíduos recicláveis das residências, de modo que os moradores tenham onde depositá-los todos os dias da semana. A Programação de Coleta Seletiva foi preparada de modo que os caminhões passem por todas as residências da cidade semanalmente, determinando as regiões que serão atendidas em dias fixos da semana.

A Prefeitura de Louveira ressalta que todo material antes de ser colocado no saco verde deve passar por uma limpeza prévia, já que na Cooperativa acontece apenas a separação, não havendo lavagem no processo. Deste modo, facilita o trabalho dos funcionários.

O que colocar nos sacos verdes:

- plástico
- alumínio
- vidro (procure embalar ou colocar em embalagem tetrapak para evitar acidentes com coletores e cooperados)
- isopor
- eletrônicos
- papel / papelão
- metal
- óleo de cozinha (depois de frio coloque o óleo numa garrafa pet e tampe).

O que não colocar:

- fralda
- papel higiênico
- absorvente
- roupa
- restos de alimentos
- lâmpadas

Confira abaixo a programação completa de Coleta Seletiva:

programação coleta seletiva