Gestão Ambiental | 17/05/2023

Em mais um avanço para o meio ambiente de Louveira, Prefeitura adquire equipamento que agiliza o replantio de árvores

Em mais um avanço para o meio ambiente de Louveira, a Prefeitura adquire equipamento que agiliza o replantio de árvores que estão em local inadequado. Chamado de destocador, um dos principais objetivos do equipamento é acelerar o progresso na arborização urbana, que traz uma série de benefícios para o bem-estar e saúde da população e da fauna. Por meio das Secretarias de Gestão Ambiental e Serviços Públicos, o equipamento está em uso a partir desta semana.

“É um investimento que vai acelerar os avanços na arborização urbana, que com as árvores presentes nos locais corretos, vai gerar para o morador melhorias no conforto térmico, tornando a temperatura mais confortável, na absorção sonora, diminuindo a reverberação de ruídos da cidade, promove a evaporação de água da chuva, além de ser ótimo para os animais silvestres, que podem utilizar as árvores como casa e fonte de alimento. Entre outros investimentos ambientais, desde janeiro de 2021, realizamos o resgate de mais de 350 animais silvestres, mais de 3.500 toneladas de resíduos sólidos foram coletados e destinados para reciclagem, quase 20 mil árvores plantadas e mais de 900 mil reais em descontos em IPTU gerados por programas ambientais. Além disso, temos as atividades educacionais que estão sendo programadas no Centro de Educação Ambiental Tabarana e o lançamento do Programa Taba Ecobag, que entrega sacolas recicláveis em troca de litros de leite, combinando solidariedade com responsabilidade ambiental. Esses e outros investimentos ambientais vão proporcionar bem-estar para a atual e futuras gerações”, disse o prefeito Estanislau Steck.

O destocador utiliza de uma espécie de broca, que abre o espaço rente ao solo para o plantio da árvore.

O objetivo do inventário da arborização urbana é elaborar políticas públicas, fazer a gestão das árvores nas calçadas do município e dimensionar o patrimônio arbóreo da cidade.

Até o momento, foi realizado o inventário de 4.000 árvores. No início do mês, os técnicos da Secretaria realizaram um treinamento para utilizar um software de arborização urbana, que vai otimizar a gestão.

"Existem árvores muito antigas, que foram plantadas sem planejamento e sem conhecimento técnico, tendo como consequência calçadas estouradas, muros trincados, canos entupidos entre outros transtornos. O destacador também agiliza o processo de retirar as raízes e o toco de uma árvore que foi removida devido aos transtornos que causava, como problemas na fiação de postes, tubulações de residências e muros, permitindo que uma nova árvore, adequada ao espaço, seja plantada de forma mais ágil. Além disso, como pudemos ver no final de dezembro e começo de janeiro, as fortes chuvas e ventanias podem derrubar árvores que estão inadequadas. Com o planejamento vamos resolver tudo isso além de melhorar todas as questões que geram conforto para a população”, explica a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Um outro processo em andamento, é a avaliação de uma revisão no Plano Municipal de Arborização Urbana.

O plantio da árvore adequada com o espaço em volta, é um fator que, além de questões ambientais, também envolve a segurança. A árvore inadequada tem mais chances de cair durante um temporal, colocando em risco vidas humanas e danos materiais.

Cuidado

A Secretaria de Gestão Ambiental e a Defesa Civil alertam a população para alguns cuidados em tempos de chuva forte e ventania:

- Evitar estacionar o carro próximo de árvores
- Buscar abrigo longe de vegetação
- Não se abrigar debaixo de árvores
- Não ficar em áreas abertas
- Mantenha distância de árvores que caíram e arrebentaram a fiação elétrica