Desenvolvimento Econômico | 06/04/2023

Uva Niagara Rosada é oficialmente certificada

Registro de denominação foi divulgado nesta semana pela Associação Agrícola de Jundiaí; a nova uva, denominada Niagara Rosada Jundiahy, recebeu indicação de procedência, que envolve os municípios de Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba

Louveira e os municípios da região celebram no último dia 4 de abril a notícia de que está oficialmente registrado o nome da Uva Niagara Rosada Jundiahy e sua procedência com a base na Indicação Geográfica de Origem (IG), que envole os municípios de Louveira, Jundiaí, Itupeva, Jarinu e Itatiba. A confirmação de indicação de procedência foi anunciada pela Associação Agrícola de Jundiaí.

À frente do Circuito das Frutas, o Prefeito Estanislau Steck comemorou a notícia e disse que a certificação é o resultado de um trabalho em conjunto entre os municípios.

“É como uma certidão de nascimento porque nasceu oficialmente uma nova uva. Em 1933 a uva Niagara Branca sofreu uma mutação genética espontânea, originando a Uva Niagara Rosada, o que permitiu a sua denominação. A Niagara Rosada que já é bastante conhecida e apreciada, agora está devidamente registrada. Estávamos esperando essa notícia há 11 anos. Esse registro é uma vitória, uma grande valorização da Agricultura de Louveira e de toda nossa região do Circuito das Frutas, não apenas para nós, gestores municipais, mas principalmente para os nossos produtores rurais. É a concretização e valorização do nosso patrimônio regional, que é o cultivo da fruticultura ”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O Prefeito Estanislau Steck foi eleito Presidente do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas em dezembro de 2022.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa, além de valorizar a agricultura local, a certificação também gera resultados bastante positivos no Turismo de Louveira e região. “Nossa região é nacionalmente reconhecida pela fruticultura, pela qualidade das nossas frutas e a Uva Niagara é um símbolo desse cultivo. Em Louveira, temos as propriedades que, inclusive, recebem a visitação de turistas pelo turismo rural. Tudo isso é muito valoroso; trata do desenvolvimento da economia, por meio da agricultura e do Turismo, da cultura da cidade, e envolve não apenas o cultivo da uva, mas também a história de imigração da cidade, das primeiras famílias”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa.

Para receber oficialmente a denominação, a uva passou por processos de especificações técnicas como parte do instrumento oficial de delimitação da área geográfica, que devido  às condições de clima, solo e relevo proporcionam  características próprias a Uvas Niagara Rosada produzida nessa região envolvida na certificação.

A uva Niagara Rosada está intimamente ligada ao município de Louveira, que nasceu como bairro de Vinhedo, que, por sua vez, pertencia às terras de Jundiaí. A uva surgiu de uma mutação espontânea em Jundiaí e região, em 1933, e foi responsável pelo reconhecimento nacional da cidade como “Terra da Uva” e da região como Polo do Circuito das Frutas, com destaque para o cultivo da uva.

Usina de Suco

Em Louveira, um importante projeto para os produtores de uva, no sentido de um melhor aproveitamento do excedente da colheita, é a construção da Usina de Suco, que fará o processamento da fruta para transformá-la em suco. A construção teve início pela Prefeitura neste mês de março; a intenção da Administração do Prefeito Estanislau Steck é incentivar a criação de uma cooperativa em que os próprios produtores rurais da cidade façam a gestão da usina; o suco, por sua vez, deve ser distribuído nas escolas de Louveira como merenda.