Desenvolvimento Econômico | 29/05/2024

Turismo: Prefeitura de Louveira estrutura 5 rotas ciclísticas com instalação de 164 placas indicativas

As placas sinalizam rotas turísticas diversificadas e seguem o modelo do Circuito das Frutas: 12 placas de apoio, 12 mapas com os atrativos turísticos e 140 placas de sinalização, todas com QR Code das 5 rotas e do mapa dos atrativos turísticos; para fortalecimento do setor, Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atua também no sentido de elevar Louveira ao patamar de Município de Interesse Turístico junto ao Estado e oferece ainda o Mapa Turístico online

Em mais um investimento na área turística de Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conclui nesta semana a instalação de 164 placas indicativas de 5 rotas diversificadas, seguindo modelo do Circuito das Frutas e promovendo um avanço na estrutura dos roteiros ciclísticos da cidade: Rota 1 – Imigrantes; Rota 2 – Uvas e Vinhos; Rota 3 – Ecológica; Rota 4 – Bica; Rota 5 – Engenho Seco.

As placas sinalizam rotas turísticas diversificadas e seguem o modelo do Circuito das Frutas: 12 placas de apoio, 12 mapas com os atrativos turísticos e 140 placas de sinalização, todas com QR Code das 5 rotas e do mapa dos atrativos turísticos. Além da indicação das rotas, as placas são interativas. Por meio do QR Code, o turista pode acessar a rota pelo aplicativo Strava para registrar as informações técnicas da atividade, ou mesmo pode acessar o Mapa do Turismo completo de Louveira, presente no site da Prefeitura.

As placas foram instaladas em pontos estratégicos da cidade; entre eles: Estação Ferroviária, ponto de partida de muitos ciclistas, Parque Luigi Martini, Sítio Registro, Cantina do Aldo, Família Batistuzo, Empório Cestarolli, Empório do Véio, Cose Della Abadia, Hotel Santa Mônica, Vinhos Micheletto e outros.

Com a instalação, a Prefeitura atende a demanda dos empreendedores que atuam nas rotas turísticas de Louveira, as placas indicativas são importantes para orientar os cerca de 2 mil ciclistas que trafegam todos os finais de semana em Louveira pelas estradas rurais e áreas ecológicas.

Fortalecimento

Além da estruturação das rotas, a Prefeitura tem atuado para viabilizar a inclusão de Louveira como Município de Interesse Turístico junto ao Governo do Estado, viabilizando assim mais investimentos para investir no setor.

A Prefeitura oferece também aos visitantes o Mapa Turístico de Louveira, de forma online, de fácil acesso e com as rotas e informações turísticas de cidade. Para acessar (CLIQUE AQUI)

Política de Cicloturismo no Município de Louveira

A estruturação também é mais uma importante ação para implantação da Política de Cicloturismo no Município de Louveira. A lei foi proposta pelo Poder Executivo (Lei n° 2.940, de 15 de março de 2024) e aprovada no início de mês de março de 2023 pelos vereadores.

A ação é uma propositura que tem como objetivo divulgar o cicloturismo como forma de fortalecer o turismo ecológico da cidade, incentivar a atividade física e bem-estar, aliados à valorização da cultura, dos atrativos naturais da cidade e fomentando o turismo como fonte de desenvolvimento econômico, que valoriza os produtos locais e movimenta a economia da cidade.