Gestão de Projetos e Programas | 24/05/2021

TARIFA - Redução da passagem de ônibus beneficia pessoas físicas; vale-transporte continua sendo de R$ 4,50

Quem utiliza o vale-transporte pode fazer um segundo cartão para garantir tarifa mais barata durante passeios ou trajetos que não sejam de ida e volta ao trabalho

A Prefeitura de Louveira esclarece que a redução do valor da tarifa de transporte público municipal, que entrou em vigor no último sábado (22), é concedida apenas para pessoas físicas. Não há subsídio para pessoas jurídicas (empresas).

Dessa forma, os valores pagos pelas empresas que disponibilizam o vale-transporte para seus funcionários segue o mesmo, sem redução. O trabalhador recebe crédito de R$ 4,50 por cada passagem, e o valor descontado em seu cartão de vale-transporte é de R$ 4,50 a cada viagem realizada no sistema.

A West Side, que é a empresa concessionária do transporte, informa que mantém controle sobre os valores de vale-transporte em cada cartão dos usuários, e que é possível fazer recargas adicionais no mesmo cartão.

Para diferenciar os valores, a empresa recomenda que pessoas que utilizam o vale-transporte façam um segundo cartão apenas para as recargas comuns. Assim, diz a empresa, é possível garantir o direito ao subsídio durante passeios ou trajetos que não sejam os de ida e volta ao trabalho.

A redução da tarifa prevê que os usuários paguem R$ 2,00 durante a semana (segunda a sexta) e custo zero nos finais de semana. Para ter acesso ao benefício, os usuários precisam ter o cartão de recarga do transporte, emitido pela empresa, e apresentá-lo na catraca, ao embarcar nos ônibus. Quem não tem o cartão paga R$ 4,50 pela tarifa.

A Prefeitura esclarece que, para viabilizar as passagens a R$ 2,00 para os moradores da cidade, mais da metade do valor da tarifa (55,6%) é custeada pelos cofres públicos. Por isso, o benefício é dirigido apenas aos cidadãos e não pode ser usufruído pelas empresas.

Onde retirar o cartão

Os cartões de recarga podem ser feitos no posto de atendimento da West Side, localizado na Rua Antônio Chicalhone, nº 51, no bairro Santo Antônio.

Para a confecção do cartão é preciso realizar uma recarga mínima de R$ 20,00 e apresentar RG, CPF e comprovante residência recente (de até 90 dias).

As próximas recargas podem ser feitas presencialmente no mesmo local com valores a partir de R$ 10,00. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h às 17h.