Desenvolvimento Econômico | 26/03/2015

Segundo lote de notebooks são entregues para curso técnico de informática em Louveira

A Prefeitura fez a entrega de cerca de 30 notebooks da marca Lenovo para o uso de alunos e professores do curso

Alunos recebem notebook

O equipamento é totalmente novo e de última geração, e os alunos ainda assinaram um termo de responsabilidade de uso.

Jailson destacou a importância da nova ferramenta para o aprimoramento das aulas. “O notebook vai facilitar o curso. Aproveitem este período, pois estamos trabalhando em parceria para que vocês comecem a desenvolver ações com as empresas, para que elas tenham conhecimento do curso e isso abra portas para o mercado de trabalho.”

A aluna Cássia Biasio, 16, comenta sobre a facilidade no aprendizado daqui para frente. “O notebook vai ajudar muito, pois antes não tínhamos esta ferramenta. Agora vamos ter uma noção melhor do que aprendemos.” Cássia ainda comenta sobre a importância de conservar o equipamento. “Vamos cuidar para que outros possam usar.”

Já Josenando Silva Ribeiro, 24, se surpreende com o curso. “Quando entrei aqui não estava com muita expectativa, mas agora percebi que me dou bem com isso, e estou vendo a possibilidade de tornar isso uma profissão. O notebook vai ajudar muito, pois na prática é uma coisa, na teoria é outra.”

Esta é a segunda remessa de notebooks entregues. E para Rafael Silva Machado, 22, que já usa o equipamento, o progresso nas aulas foi significativo. “Após a chegada do notebook, podemos aprender ainda mais como funcionam os programas e estrutura do computador. Sem dúvida com a ferramenta facilita bastante.”

Cursos técnicos são oferecidos gratuitamente em Louveira

Em sete anos, 1.230 alunos já são formados em diversos cursos

A Prefeitura de Louveira conta com um convênio que engloba o Centro Paula Souza e a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) com objetivo de realizar cursos técnicos gratuitos à população. O sucesso da parceria já dura sete anos e, neste período, 1.230 alunos já foram formados nas áreas de Informática, Administração, Logística e Contabilidade.

O projeto se consolida cada vez mais no município também por conta da contribuição profissional. Exemplo disso é a diretora Sueli Aparecida Botan Padovan, da Escola Municipal Odilon Leite Ferraz, no bairro Santo Antônio, onde o projeto é realizado no período noturno desde a sua implantação. Ela lembra quando foi informada que os cursos técnicos aconteceriam na Escola em que dirige. “Foi uma fase muito difícil no começo porque a nossa Escola não tinha nenhuma característica voltada para os cursos técnicos, uma vez que oferecemos apenas fundamental de 1ª a 5ª séries”, lembrou a diretora Sueli. Disse ainda que foi necessária a preparação de salas de aulas com mais carteiras e cadeiras e muita conversa com os professores para se adaptarem a nova situação na EMEF.

Passaram-se sete anos e hoje a relação entre as partes envolvidas na EMEF se mantêm tranquila, respeitosa e consolidada. A diretora destaca a importância do projeto se fortalecer cada vez e enfatiza que o apoio de todos é fundamental. Ela comentou que conhece bem os cursos técnicos, pois cursou Informática na Escola Técnica Vasco Antônio Venchiarutti (Etevav), de Jundiaí. Disse que fez o curso para melhorar os seus conhecimentos nesta área e aplicá-los no seu dia a dia frente à direção da EMEF. “Os Cursos Técnicos são muito conceituados e os professores são muitos bons, muito capacitados”, finalizou a diretora. Para Sueli, a experiência de ter feito um curso técnico também ajudou muito em sua contribuição para apoiar aos cursos técnicos na EMEF. “Os Cursos Técnicos são fundamentais para o nosso município, pois estamos preparando os nossos jovens para o mercado de trabalho atendendo a uma demanda de mão de obra qualificada necessária e carente de profissionais”.

Sobre o futuro, a diretora demonstra muito otimismo em relação à EMEF e a continuação da parceria. Ela conta que desde a implantação dos cursos técnicos oferecidos em sua Escola sempre contou com o apoio da administração municipal, através da Secretária da Educação e agora também com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além também do bom relacionamento que mantém com a coordenação dos cursos, através do professor Mauro Gut. “Só tenho que agradecer a atual administração pelo apoio a nossa escola e ao coordenador Mauro Gut pelos resultados tão positivos que a cada ano vem se conquistando através dos cursos técnicos beneficiando, assim, nossa população”, finalizou a diretora Sueli.

Alunos que receberam o notebook.JPG
Cássia Biasio.JPG
DSC09062.JPG