Desenvolvimento Econômico | 25/05/2018

Segundo fim de semana de festa traz grupo Molejo e a cantora Kell Smith

venda frutas

A maior festa da cidade chega a sua 51.ª edição com grandes shows e homenagem aos agricultores de Louveira.

As atrações continuam na sexta-feira (25) com bandas gospel, no sábado (26) o show do grupo Molejo e, no domingo (27), Kell Smith. Já no dia 31, é a vez das celebridades do game Minecraft, Pac e Mike. O grupo Roupa Nova promete esquentar a noite do dia 2 de junho com os hits que marcaram gerações e, no domingo (3), o encerramento é com a cantora sertaneja Naiara Azevedo.

Com o tema “Agricultura nos Trilhos do Futuro”, a Festa da Uva de Louveira acontece até o dia 3 de junho com grandes shows, exposição de frutas, barracas de jogos, mini shopping, circuito de turismo rural, artesanato e área de alimentação, tudo em uma ampla estrutura coberta, com estacionamento e segurança.

Agricultores e produtores rurais de Louveira são homenageados

Na noite de abertura da 51.ª Festa da Uva e 8.ª Expo Caqui, os agricultores louveirenses foram homenageados e receberam uma linda placa de agradecimento da Prefeitura por todo empenho e trabalho que colocam a agricultura de Louveira no cenário nacional.

José Moisés Pagotto, proprietário das Uvas Pagotto, possui a maior parte das áreas vitícolas no Bairro Santo Antônio. Centenária, sua família veio da Itália de navio para o Brasil em meados de 1884 e começaram a trabalhar com café e em 1945 com a uva. "A prefeitura oferece o PROMIF que, assim como o seguro da uva nos ajuda muito e nos sentimos privilegiados por isso."

Inibaldo Pagotto e família são responsáveis pelas Uvas Max, que são conhecidas em nível nacional. Sua família está em Louveira desde 1926 e trabalham com uva desde 1950. "O PROMIF(Programa de Municipal de Incentivos a Fruticultura), oferecido pela prefeitura está salvando a agricultura de Louveira, fazendo com que o meio rural continue existindo, evitando que tudo seja transformado em cidade"

José Valter Pagotti, seu irmão Getúlio e sua irmã Célia, cultivam as uvas no bairro Capivari e dão continuidade às uvas de Francisco Pagotti. "Achei muito interessante a homenagem pois moro em Louveira a vida toda, sempre trabalhando com a uva Niagara".

Mais de 3 toneladas de frutas são vendidas nos dois primeiros dias de festa

Segundo os produtores, é o maior índice de vendas de frutas da cidade nos últimos anos, onde cerca de 55 expositores participaram, apresentando frutas de qualidade entre outros produtos como vinhos, mel, flores, pães etc.

A exposição de frutas é a maior e mais competitiva entre as festas da região com cerca de 180 itens expostos, sendo os principais a Uva Niagara e Caqui Rama Forte.