Desenvolvimento Econômico | 02/10/2014

“Sabores de Louveira” apresenta os pratos vencedores do Festival

degsutação 24-09

Os nomes que entrarão para a história da cidade como os grandes vencedores do 1º Festival Gastronômico “Sabores de Louveira” são:   Restaurante Comida di Sítio na categoria melhor sabor, Pizzaria Estação na categoria melhor criatividade e Cidinha Bolos como a melhor apresentação. O prêmio de garçom destaque no atendimento ficou para Irani Cardoso S. Monção, também da Cidinha Bolos. O resultado foi divulgado na última quinta-feira, 25, em noite de grande festa e degustação pública realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Louveira, no Buffet Macal.

As 12 receitas participantes do concurso foram experimentadas e julgadas pelo público presente e pelo corpo de jurados composto por um chef e quatro convidados. São eles, o  Chef Jaderson Luiz Coimbra, professor de Gastronomia do Senac e Chef das cozinhas Stock Brazil e Café & Bistrô; Carlos Alberto Gomes, representando o Lions Clube de Louveira; Rander Augusto de Andrade, Secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Louveira e integrante de grupos gastronômicos na cidade de Campinas; a vice-prefeita Neusa Orestes e a primeira-dama Marlene Montelato Finamore. As notas foram somadas às avaliações feitas pelos consumidores durante os 35 dias em que os pratos foram comercializados nos empreendimentos participantes.

O Restaurante Comida de Sítio que obteve a maior nota no quesito sabor participou do festival com o prato “Pernil Suíno do Sitio” que trouxe em sua receita um tempero especial a base de vinho branco, azeitonas e temperos. Já a Pizzaria Estação teve a sua criatividade reconhecida com a pontuação máxima no quesito, já que sua receita trouxe a sofisticação de ingredientes como carne de grison e molho de uva. A “Torta de Nozes com Calda de Chocolate Crocante” foi a aposta de sucesso da Cidinha Bolos que além do sabor incrível também agradou os olhos dos jurados que lhe deram o título de melhor apresentação do festival.

Todos os participantes do concurso elaboraram receitas a partir de ingredientes que trazem uma identidade gastronômica típica de Louveira valorizando as tradições da cidade e incrementando ainda mais o cardápio durante toda a realização do festival. Tudo isso refletiu não só para o  aumento das vendas como também para na divulgação do estabelecimento “Achei a ideia do festival muito boa como incentivo para todos nós comerciantes. Durante o festival tivemos um aumento na procura pelo prato e também vimos o empenho dos nossos garçons que estavam muito mais motivados e buscando cada  vez mais fazer o melhor pelos clientes. Foi muito positivo”, afirmou Mari France Burch.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Jailson Marinho, o festival foi uma maneira de valorizar a gastronomia local e fortalecer o comércio da cidade “Este projeto é pioneiro aqui no município e estamos felizes com o enorme sucesso. A nossa intenção foi promover o fortalecimento do comércio através do incentivo ao consumo em nossos restaurantes e estabelecimentos que tem uma excelente culinária e muitas opções para serem saboreadas. A partir deste evento vamos desenvolver o Guia Gastronômico Sabores de Louveira que será lançado em 2015 e que trará todas as receitas participantes deste festival. Com isso vamos divulgar o nosso turismo rural e incentivar para que os visitantes prestigiem o roteiro gastronômico da cidade”, afirmou o secretário.

Participantes

Com ingredientes que remetem a cultura local, as peculiaridades da região ou mesmo a tradição familiar, os empreendimentos participantes do festival levaram para a mesa do consumidor muito capricho e sabores surpreendentes. De 15 de agosto a 20 de setembro a população pode conhecer, saborear e votar nos 12  pratos selecionados na segunda etapa e que estiveram disponíveis nos cardápios durante todo o período da degustação. Participaram do concurso o  Grupo Café no Campo, com a receita especial de Bombocado de Arroz;  a Casa San Fior com o Cakipicles; Cidinha Bolos com a Torta de Nozes com calda de chocolate crocante;  Dudas Restaurante com a Surpresa de Frango com Creme de Milho e o Gran Sabor com a Feijoada com salada de laranja. Também teve o Filé de Frango  a Milanesa com Creme de Milho do Pedus Restaurante;  o Filé de Tilápia ao Molho Tártaro do Pescal Pesqueiro. A Pizzaria Estação colocou no cardápio a inusitada Pizza Sabores de Louveira;  o Restaurante Comida com o Pernil Suíno do Sítio e o Restaurante do Farol com a receita de coxa marinada na laranja recheada com farofa. Já o Sucos e Frutas Burch disponibilizou  seu prato especial de Cação a Moda do Burch e o Tarantella Pizzaria e Restaurante teve como receita escolhida a Polenta de Milho Verde com Galinha ao molho de hortelã.

O Festival Gastronômico “Sabores de Louveira” teve como objetivo valorizar a culinária local, descobrir novos sabores e impulsionar o turismo gastronômico em Louveira.