Desenvolvimento Econômico | 12/01/2022

ROTA DAS FRUTAS - Região ganha roteiro para cicloturismo com 75 km de extensão ligando Louveira, Vinhedo, Itatiba e Jundiaí

Projeto desenvolvido pelo Grupo CCR, em parceria com a Prefeitura de Louveira, será anunciado oficialmente no dia 26 de janeiro

A região de Louveira vai ganhar, no próximo dia 26 de janeiro, uma rota de cicloturismo com 75 km de extensão passando pelos principais pontos históricos e de lazer de Louveira, Vinhedo, Itatiba e Jundiaí. A rota será toda sinalizada e com mapas e informações disponíveis por aplicativos para celulares.

O objetivo é criar um percurso seguro, que passe por pontos turísticos, lugares históricos e de lazer das cidades, e que ofereça infraestrutura adequada para a circulação dos ciclistas. Com isso, a expectativa é de ampliar a capacidade de atração de visitantes da região, já conhecida pelo potencial na área de cicloturismo.

O projeto é desenvolvido em parceria do Grupo CCR com as prefeituras dos quatro municípios. O anúncio oficial será realizado no dia 26 de janeiro em evento conjunto.

Dos 75 km da rota, 11,2 km ficam em Louveira. Na cidade, a Rota das Frutas terá como ponto inicial a Estação Ferroviária, onde haverá sinalização, mapas e o Centro de Informações Turísticas para auxiliar os visitantes. 

Na Estação Ferroviária também é possível encontrar uma estação de manutenção emergencial para bicicletas instalada pela Prefeitura, a chamada bike station. O Grupo CCR também vai instalar novas bike stations pela rota.

“Os visitantes e a movimentação turística vão trazer muitos benefícios para a atividade econômica da cidade, além de proporcionar lazer e esporte para os praticantes de ciclismo e os que gostam de andar de bicicleta”, disse Alessandro Ribeiro Walter, secretário de Desenvolvimento Econômico.

A Rota das Frutas faz parte do projeto Rota Intermunicipal do Cicloturismo do Governo do Estado, que contempla as 10 cidades que formam o Circuito das Frutas. A previsão é implementar 432 km de extensão em rotas, que já estão pré-mapeados em Louveira, Atibaia, Itupeva, Indaiatuba, Morungaba, Jarinu, Itatiba,Jundiaí, Valinhos e Vinhedo.

Estrutura

O Grupo CCR está realizando todas as obras de implementação do percurso, instalando novas placas de sinalização e realizando melhorias no asfalto nos trechos que utilizam as rodovias.

Além disso, serão disponibilizadas placas com QR Codes que podem ser acessadas pelas câmeras dos telefones celulares, abrindo links com mapas e informações turísticas variadas da região. Para isso, será necessário utilizar um aplicativo disponível para Android e IOS. Clique nos links abaixo para baixar.

APPLE STORE

PLAY STORE