Educação | 19/08/2021

REDE MUNICIPAL - Educação aumenta capacidade de ocupação das salas de aula para 50% e amplia presença de alunos nas escolas

Para os alunos que optaram por permanecer em casa, a Prefeitura traz outra novidade: duas vezes por semana, as aulas serão transmitidas em tempo real

A partir da próxima segunda-feira (23) a capacidade de ocupação das salas de aula do Ensino Fundamental e das fases 4 e 5 da Educação Infantil das escolas municipais será ampliada de 35% para 50%.  

A mudança, de acordo com a Secretaria de Educação, é a segunda etapa do processo de retomada gradativa das aulas presenciais, iniciado em Louveira no dia 26 de julho. CLIQUE AQUI para saber mais. 

As classes, que hoje estão repartidas em três grupos, serão agora divididas em dois (grupo 1 e grupo 2) e revezarão semanalmente a ida às escolas. Com a mudança, as crianças passarão ter aulas presenciais durante duas semanas por mês, de segunda à quinta. Às sextas-feiras, todos os alunos continuarão tendo aulas online pela plataforma Louveira Educa. 

Para retorno das crianças às escolas, todos os protocolos de saúde estão sendo respeitados rigorosamente nas escolas e nas salas de aula. CLIQUE AQUI para saber mais. 

Nesta segunda etapa da retomada, o retorno às aulas presenciais continua sendo opcional. Ou seja, as famílias podem decidir se querem enviar as crianças para as aulas presenciais ou mantê-las somente no ensino remoto. 

Aulas online ao vivo

Para os alunos que permanecem em casa, a Prefeitura traz outra novidade. Também a partir da próxima segunda-feira (23), as aulas presenciais serão transmitidas em tempo real duas vezes por semana. Os dias serão definidos por cada unidade escolar. 

Para viabilizar a transmissão online, as escolas tiveram algumas salas equipadas com câmeras e notebooks. 

Ensino Infantil 

Seguindo o cronograma de retomada, as taxas de ocupação das salas de aula das fases 3 e 2 da Educação Infantil serão ampliadas nos dias 30 de agosto e 8 de setembro, respectivamente. 

Segunda etapa

Veja abaixo como fica o funcionamento das escolas na segunda etapa do processo de retomada, que terá início em 23 de agosto.

- Capacidade de ocupação das salas de aula do Ensino Fundamental e fases 4 e 5 da Educação Infantil sobe de 35 para 50%. 

- Frequência dos alunos nas aulas presenciais sobe de uma para duas semanas por mês. 

- Quarta semana passa a integrar o calendário de aulas presenciais. 

- Às sextas-feiras, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino continuam com aulas online via plataforma Louveira Educa. Não há aulas presenciais às sextas. 

- Alunos que optaram pelo ensino remoto agora terão aulas ao vivo duas vezes por semana, com transmissão em tempo real das atividades das salas de aula.