Educação | 14/07/2021
EDUCAÇÃO - Louveira inicia retomada das aulas presenciais na rede municipal a partir do próximo dia 26 de julho
Para garantir a segurança de alunos e profissionais, as salas funcionarão com 35% da capacidade; classes serão divididas em três grupos, que revezarão a ida às escolas
A Rede Municipal de Ensino de Louveira vai retomar as aulas presenciais, de forma gradativa, a partir do dia 26 de julho. As atividades em salas de aula estão suspensas no município desde o começo da pandemia, em 2020, e serão liberadas no momento em que a vacinação atinge índices significativos em todo o País e o número de casos, mortes e internações pela covid-19 apresenta cenário de estabilidade.
Nesta primeira etapa da retomada, o retorno às aulas presenciais será opcional. Ou seja, as famílias podem decidir se querem enviar as crianças para as aulas presenciais ou mantê-las somente no ensino remoto.
Para garantir a segurança de alunos e profissionais da Educação, as salas de aula funcionarão inicialmente com 35% da capacidade. Para isso, as turmas serão divididas em grupos, que irão revezar a ida às escolas.
Para retorno das crianças às escolas, os técnicos da Secretaria de Saúde recomendam que todos os cuidados de prevenção à covid-19 sejam mantidos. Além disso, todos os protocolos de saúde serão respeitados rigorosamente nas escolas e nas salas de aula. Haverá tótens e frascos com álcool em gel em todas as unidades, além de cartazes indicando medidas de proteção e higiene espalhados pelas escolas.
Professores e funcionários da Secretaria de Educação serão submetidos a treinamentos intensos nesse sentido, e todos os alunos serão orientados, o tempo todo, a seguirem as medidas de segurança, como uso de máscaras, distanciamento e constante higienização das mãos.
Veja o calendário da volta às aulas:
- No dia 26 de julho, as aulas começam para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e para as fases 4 e 5 do Ensino Infantil.
- No dia 2 de agosto será a retomada das turmas da Fase 3 do Ensino Infantil.
- No dia 9 de agosto está marcado o início das aulas da Fase 2 do Ensino Infantil.
Modelo de retomada
Para viabilizar a volta as aulas, cada classe será dividida em três grupos (grupo 1, grupo 2 e grupo 3), que irão revezar a ida às escolas.
As aulas presenciais serão realizadas sempre de segunda a quinta-feira. Na sexta, todos alunos terão aulas online pela plataforma Louveira Educa.
Na semana 1, os alunos do grupo 1 terão aulas presenciais de segunda a quinta-feira.
Na semana 2, será a vez dos alunos grupo 2 frequentarem as aulas, também de segunda a quinta.
Na semana 3, as crianças do grupo 3 terão aulas presenciais, de segunda a quinta.
Já na semana 4, todos os alunos terão aulas online usando a plataforma de ensino a distância Louveira Educa.
Os alunos que não estiverem na escola terão que realizar atividades enviadas pelos professores.
Acolhimento
Entre os dias 20 e 22 de julho, as famílias de alunos da Rede Municipal serão recebidas nas escolas para conhecer detalhadamente o modelo de retomada e tirar dúvidas sobre o processo. As informações sobre datas e horários serão passadas aos pais e responsáveis pelas próprias unidades escolares.
Capacitação
Nesta quinta (15) e sexta-feira (16), os profissionais da educação passarão por capacitações sobre os protocolos sanitários que serão implantados nas escolas para garantir segurança para alunos, familiares e equipes escolares.
Entre as principais medidas estão a utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantia de distanciamento dentro das salas de aula, distribuição de totens e frascos de álcool em gel pelas escolas, aferição da temperatura nas entradas e distribuição de máscaras para todos os alunos.
Em respeito aos protocolos de combate a pandemia, as formações serão realizadas em grupos, nos períodos da manhã e tarde.
“Estamos trabalhando para garantir um processo de retomada seguro para todos. Sabemos que é uma fase de transição, e que teremos um tempo de adaptação. Porém, nos preparamos muito para este momento e vamos oferecer todo o apoio necessário para as famílias e equipes da Educação. Temos certeza de que, juntos, venceremos mais este desafio”, afirma a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.