Desenvolvimento Econômico | 14/05/2024

Recém-inaugurada, Escola Rural Luiz Gonzaga aprimora ensino agrícola aos alunos do programa Jovem Agricultor do Futuro

​A Prefeitura, por meio da Desenvolvimento Econômico, atende 15 alunos com idades entre 14 e 17 anos pelo programa, realizado em parceria com o Senar e Sindicato Rural de Jundiaí

Por meio de políticas públicas de desenvolvimento econômico, a Prefeitura tem fortalecido a agricultura em Louveira. E uma das ações é a recém-inaugurada Escola Rural Luiz Gonzaga – entregue à população em 1º de abril e que é sede do programa Jovem Agricultor do Futuro. Com aulas das 13h às 17h, o programa atende 15 estudantes com idades entre 14 e 17 anos no ensino agrícola de Louveira.

Realizado pela Prefeitura em parceria com o SENAR e Sindicato Rural de Jundiaí, a escola rural oferece toda estrutura física para que os jovens possam desenvolver seus conhecimentos. São 3 banheiros, cozinha, espaço para convivência e atividades externas. Os alunos recebem ainda todo apoio para que possam se desenvolver nos estudos: alimentação (é oferecido almoço), material didático, uniforme, transporte e bolsa-auxílio no valor de R$ 150,00.

Já em 2023 a Prefeitura deu o primeiro importante passo para estruturar o curso, transferindo as atividades práticas para o CAP (Centro de Apoio ao Produtor Rural). Na área experimental, os alunos aprendem o preparo do solo, plantio do canteiro de flores, realizam visitas técnicas, atividades em grupo e cultivam hortaliças.

Já na sede da escola, são diversas atividades, tanto teóricas como práticas. Os alunos participam de dinâmicas, de observações dos cultivos e diagnósticos, aprendem a fazer pesquisas de mercado e aspectos administrativos do empreendedorismo.

Para os jovens interessados no programa, as inscrições acontecem no começo de cada ano e são feitas no Nucca (Núcleo de Capacitação). No próximo ano as inscrições serão realizadas em fevereiro. (SAIBA MAIS)