Desenvolvimento Econômico | 15/10/2014

Prefeitura traz chef internacional para ministrar curso de culinária a empreendimentos turísticos de Louveira

culinaria

Muito elogiado por todos os participantes, o curso de “Cozinha Diet e Light” está um verdadeiro sucesso. Promovido  pela  Prefeitura de Louveira,  por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com Senac, o workshop  tem carga horária de 20 horas e  está sendo ministrado  por  Tom Bessi, renomado chef de cozinha com experiência internacional. Bessi aprendeu gastronomia em países como Austrália, Nova Zelândia,  Alaska  e Tailândia.

Oferecido  gratuitamente aos empreendimentos turísticos da cidade, o curso  acontece uma vez por semana, das 13h às 17h, na cozinha do Nucca – Núcleo de Cidadania e Capacitação, localizada na Rua Antonio Antonioli, n 27, no Centro.  Os  participantes terão oportunidade de aprender noções básicas de higiene e manipulação de alimentos; identificação de ingredientes light e diet ; elaboração de receitas doces e salgadas sem adição de açúcar e ainda aprenderão receitas de massas, pães, doces em compotas e geleias.

Proprietárias do Sítio Registro, local muito visitado por turistas em Louveira, Tereza Gothardi  e Vera Gothardi  estão felizes com a oportunidade e pretendem utilizar os novos conhecimentos para incrementar a oferta de produtos em seu estabelecimento “ Estou feliz com  esta oportunidade de fazer o curso. Tenho muitos clientes que procuram esse tipo de produto, em especial grupos da terceira idade. Com este aprendizado vamos fazer novas   receitas  e melhorarmos  os produtos que ja temos”, afirmou Theresa que pretende  em pouco tempo  ampliar a sua lista de produtos artesanais  “ Temos varias opções de geleias  e aproveitamos todas as frutas  de acordo com  suas sazonalidades. Com certeza os produtos diet e light estarão a disposição em breve para nossos clientes”, disse.

O curso de “Cozinha Diet e Light” teve início no dia 2 de outubro e a segunda aula aconteceu na última quinta-feira, dia 9. As próximas aulas estão marcadas para os dias 16, 23 e 30 de outubro.

Chef Tom Bessi

O Professor e chef de cozinha Tom Bessi fez administração hoteleira, trabalhou na Disney, em Orlando, e fez diversos cursos de gastronomia internacional, sempre demonstrando  interesse maior pela cozinha asiática e mediterrânea. Trabalhou nas cozinhas de hotéis como: Doral Country Golf Club Miami, DoubleTree em Tampa.

Foi sócio em um bistrô na cidade de Jundiaí e de um restaurante na cidade de Ribeirão Preto, além de consultor em diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, montando cardápios, brigadas de cozinha e treinando equipes.

Trabalhou três anos em navios como o Royal Caribbean e Princess Cruises, o que proporcionou mais experiência e agilidade na área de cozinha. Teve oportunidade de aprender gastronomia em diversos países como Austrália, Nova Zelândia, EUA (Alaska), países da Ásia com destaque para a Tailândia.

Atualmente Tom Bessi  cursa gastronomia na Anhembi/Morumbi é empreendedor social, escritor e  consultor gastronômico por  todo Brasil.