Saúde | 29/05/2024

Prefeitura ressalta cuidados em casa contra a dengue, principalmente após chuvas

A Prefeitura de Louveira ressalta a importância de combater criadouros do mosquito transmissor da dengue em casa, principalmente após as chuvas, que geram zonas de água parada utilizadas pelo mosquito para proliferação. Por meio da Vigilância em Saúde, a Prefeitura realiza ações de conscientização, prevenção e de combate direto ao mosquito.

Em ação estratégica e contínua, as equipes da Prefeitura realizam uma série de ações para conter a proliferação do mosquito, como a utilização de drone de vistoria em difícil acesso, apresentação de teatro nas Escolas Municipais para a conscientização das crianças, carro de som, nebulização em bairros com maiores casos, Tendas da Saúde, vistorias in loco em locais que foram denunciados pelos moradores, pontos estratégicos e em obras para orientação e eliminação de criadouros do mosquito.

Em ação destaque, nesta segunda (3) e terça-feira (4) o Exército Brasileiro estará em Louveira realizando mutirão contra a dengue.

Também em andamento pela cidade está o Mutirão Bairro a Bairro, que realiza roçada, capina, limpeza de bueiro, manutenção de praças e espaços públicos, varrição, troca de lâmpadas e trabalho do caminhão cata-treco, desse modo, complementando o combate à dengue.

Denúncia

Os moradores podem realizar denúncias anonimamente pelos canais da Prefeitura de Louveira: aplicativo RelouFale ConoscoOuvidoria e direto na Vigilância pelo telefone: (19) 3878-2323.

Orientações para a população se prevenir em casa

A Secretaria de Saúde reforça que é essencial que os moradores realizem os cuidados em suas casas e comércios, eliminando possíveis criadouros do mosquito. Veja abaixo algumas dicas de prevenção.

- Tampe tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com telas;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélias, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Utilize lonas bem esticadas para cobrir objetos e evitar formação de poças d’água;
- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada.