Desenvolvimento Econômico | 12/03/2015

Prefeitura premia produtores expositores da 47ª Festa da Uva de Louveira e 4ª ExpoCaqui

Evento contou com a presença de representantes da Casa da Agricultura de Louveira e da Associação de Produtores Rurais

Na manhã do último sábado, 7, aconteceu no salão da melhor idade, o evento de premiação dos produtores expositores da 47ª Festa da Uva e 4ª Expocaqui de Louveira e o lançamento da 48ª Festa da Uva e 5ª Expo Caqui 2015. Dentre as autoridades presentes, estava o prefeito municipal Nicolau Finamore Junior e a primeira dama Marlene Montelatto Finamore e o presidente da Festa da Uva 2015 e secretário de Desenvolvimento Econômico Jailson Marinho. Também prestigiaram o secretário de Habitação Luis Henrique Sheneider, de Finanças Doraci Chicalhoni, o secretário de Gestão de Programas e Projetos Vlamir Sartori, o secretário de Governo Hélio Aparecido Braz de Souza, o secretário de Administração André Raposeiro, o chefe da Casa da Agricultura Luiz Alarcon, além do presidente da Câmara Municipal Nilson Souza da Cruz com os vereadores Alan Aparecido Chiqueto de Oliveira, Antônio Marcos de Oliveira, Caetano Sergio Aparecido, Clarice Aparecida de Oliveira, Estanislau Steck e Luiz Carlos Rosa.

Os agrônomos puderam prestigiar um vídeo que procurou demonstrar toda a dedicação dos viticultores para atingirem o padrão de qualidade exigido para que uma caixa de uva chegue até exposição em condições de competir. O vídeo mostrou todo o processo de montagem da caixa, forração, escolha dos cachos, colheita, embalagem, transporte e julgamento, até que seja colocada pela Coordenação Agrícola num local de destaque no pavilhão de exposições.

Após a apresentação do vídeo, o prefeito de Louveira fez um discurso para todos os presentes, ressaltando que a atual administração conseguiu fazer o que se propôs, dando todo o apoio necessário para fortalecer a agricultura no município. “Eu, junto com a minha equipe, assumimos este compromisso.” Junior ainda citou o PROMIF, programa de incentivo à fruticultura. “Foi um risco conquistar isso para a cidade, pois é inédito no Brasil. Mas tem dado certo, e é um sucesso. Estou prefeito, mas sou também um agricultor.” O prefeito finalizou seu discurso garantindo apoio nesta área. “Enquanto estivermos na Prefeitura, podem contar conosco, pois estamos do lado de vocês.”

O presidente da Festa da Uva Jailson Marinho citou que a festa é feita para os agricultores. “Estamos fazendo diversas atividades, não estamos medindo esforços, pois vocês, agricultores, preservam o que temos de melhor na cidade. Nossa festa é o que é hoje, graças a vocês.”

A cerimônia de premiação foi agrupada por propriedade e o grande campeão da categoria Caqui rama forte foi o produtor do Bairro Palmerinha, do município de Itatiba, João Paulo dos Santos Bergamin. O troféu foi entregue pelo Presidente da Associação dos Produtores Rurais de Louveira Lucas Strabello.

Novamente, neste ano, o grande campeão da categoria Uva Niágara branca foram os proprietários da Chácara Guarani, representados por José Valter Pagotti. “Foi um imenso prazer poder receber, mais uma vez, este prêmio, que já se tornou tradição desde a época do meu pai. Estou muito feliz e vamos continuar trabalhando para levar um produto de qualidade para todos.”

O Presidente da Festa da Uva de Louveira, Jailson Marinho, entregou o troféu para o grande campeão da uva Niágara branca para Valter Pagotti e Getúlio Pagotti, proprietários da Chácara Guarani. Já na categoria uva Niágara rosada o grande prêmio foi para os produtores das uvas Max. Inibaldo Pagotto e sua família receberam o troféu pelas mãos do prefeito Junior Finamore. Durante a cerimônia também foi feita uma homenagem para os familiares do Sr. Rubens Pagotto e do Sr. Francisco Pagotti.

Festa da Uva 2015

Como parte integrante deste grande evento, também foi realizada o lançamento oficial da Festa da Uva 2015. O tema escolhido para a decoração e ambientação foi a Estação Ferroviária, que passa por uma grande reforma que em breve será concluída. “Queremos prestar uma homenagem a nossa querida Estação Ferroviária. A Estação contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade e que, sem dúvida, merece toda essa homenagem”, comenta Jailson.

“Este ano a tematização estará melhor ainda, mais bonita, será uma das melhores, tenho certeza que irá surpreender a todos que visitarem a festa”, conclui o Secretário e Presidente da Festa da Uva 2015.” A festa deste ano acontecerá entre os dias 16 a 31 de Maio.