Desenvolvimento Econômico | 20/11/2014

Prefeitura de Louveira começa a elaborar Plano Municipal de Turismo

Documento vai nortear investimentos na área pelos próximos dez anos e adequar a cidade às exigências do Ministério do Turismo

Plano de turismo

Integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Louveira e da empresa RedeTur se reuniram na manhã desta segunda-feira (17 de novembro), para dar início à elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT). O documento, segundo o secretário da Pasta, Jailson Marinho, vai nortear os investimentos públicos neste segmento pelos próximos dez anos.

Além de mapear os atrativos turísticos e identificar as potencialidades, o PMT vai adequar a Prefeitura aos parâmetros exigidos pelo Ministério do Turismo, visando ao recebimento de recursos e convênios, assim como pleitear o título de cidade de interesse turístico junto à Secretaria Estadual de Turismo - o que aumentará o investimento estadual nesta área na cidade.

O levantamento permitirá, ainda, identificar a necessidade de obras de infraestrutura viária, visando melhorar o acesso aos pontos e empreendimentos turísticos de Louveira, entre outras obras estruturais. “Com essas informações, poderemos aperfeiçoar ainda mais o nosso turismo rural, que em 2013 recebeu 220 mil turistas e neste ano a estimativa é aumentar o fluxo na ordem de 10%”, disse o secretário, que deu mais detalhes sobre a elaboração do projeto. “Vamos trabalhar um ano no desenvolvimento deste mapeamento, que vai identificar até os bares, lanchonetes, oficinas mecânicas, restaurantes, órgãos públicos, setor de hotelaria, enfim, toda estrutura de lazer, comércio e serviços. E, a partir das informações levantadas, poderemos ter uma visão mais ampla das necessidades e dos potenciais do município na área, e como e onde investir recursos para tornar o Turismo de Louveira ainda mais forte, já que somos referência na região”, afirmou o secretário Jailson Marinho.

A construção do PMT passará por diversas etapas, como o georreferenciamento da cidade, inventário, o diagnóstico sobre a situação do turismo no município e o prognóstico identificando as potencialidades. O PMT será composto ainda pelo plano de Gestão Ambiental, de obras e de comunicação.

Além do secretário Jailson Marinho, participaram da reunião o diretor de Indústria, Comércio e Serviços de Louveira, Thiago Seraphin; a turismóloga Rafaela Lorençon; a estagiária de Turismo; Brygida Thays; o gerente de Projetos da Redetur, Thiago Ferrarezi; a turismóloga da empresa, Carolina Klein e a arquiteta e urbanista da empresa, Juliana Tomazi.