Educação | 27/10/2023

Prefeitura de Louveira avança em novos ganhos nutricionais na merenda escolar dos alunos da Rede Municipal

A merenda nas escolas de Louveira tem estado ainda mais saborosa e nutritiva com a inclusão de ovos mexidos no café da manhã; a novidade vai ao encontro dos requisitos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e faz parte dos investimentos da Prefeitura para o desenvolvimento dos alunos

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem investido constantemente na melhoria da merenda escolar. Recentemente, uma adequação no cardápio tornou o café da manhã ainda mais nutritivo e saboroso, com a inclusão de ovos mexidos em alguns dias, em substituição aos pães e bolachas. Os ovos mexidos foram incluídos recentemente na merenda de todas as crianças atendidas, desde o berçário, passando pelas fases da educação infantil, ensino fundamental e também ensino médio, já que, por meio de convênio com o Estado, a Prefeitura também fornece alimentação para as escolas estaduais.

De acordo com a coordenação responsável pela nutrição escolar de Louveira, a inclusão dos ovos no café da manhã vai ao encontro dos requisitos legais da alimentação escolar estabelecidos pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e que pede uma restrição da oferta de pães e outros alimentos à base de farinhas.

Em atendimento às leis de segurança nutricional e sanitária aos alimentos servidos, que orientam a escolha pelos alimentos in natura ou minimamente processados, a Prefeitura ressalta a utilização do ovo em pó também nas receitas elaboradas. O ovo em pós utilizado no preparo da merenda escolar em Louveira é um alimento minimamente processado, pois não recebe nenhum tipo de aditivo.

“O ovo em pó é fabricado no mesmo tipo de equipamento que fabrica o leite em pó, retirando-se apenas a água do produto. Além de não necessitar de refrigeração, ocupar um volume menor no estoque e ter um tempo maior de prateleira, o ovo em pó passa pelo processo de pasteurização, garantindo que o nível de micro-organismos naturalmente presentes no ovo in natura seja reduzido, tornando-o um alimento mais seguro sanitariamente do que o ovo in natura”, explica a chefe da divisão de merenda escolar em Louveira, Sandra Benvegnu.

Com fortes investimentos na qualidade de ensino dos alunos municipais de Louveira, a Prefeitura tem na merenda escolar uma das prioridades para o desenvolvimento humano e intelectual dos estudantes da rede municipal de ensino. Cardápio nutritivo, alimentos frescos, com verduras da agricultura familiar e frutas da estação, e até mesmo refeições adaptadas para as crianças com restrições alimentares fazem da merenda escolar de Louveira um diferencial que também contribui para que a Educação seja destaque como uma das mais bem estruturadas e avaliadas da região (SAIBA MAIS)