Governo | 31/08/2023
Qualidade na Merenda e na alimentação da Saúde: Prefeitura homenageia nutricionistas neste dia 31
Com foco na qualidade e segurança alimentar, Prefeitura conta com 2 nutricionistas para atender a Educação, nas escolas municipais e estaduais, e 7 para atender a Saúde, nas Unidades de Saúde, e inclusive, especializados em nutrição clínica; além dos profissionais concursados, a cidade conta ainda 5 nutricionistas terceirizados que acompanham o trabalho das merendeiras e mais 6 profissionais de nível técnica
Com investimentos voltados para atendimento multidisciplinar, a Prefeitura de Louveira celebra neste Dia do Nutricionista, 31 de agosto, a presença de 14 profissionais para atender a saúde e segurança alimentar da população tanto na Educação, com a merenda escolar, como na Secretaria de Saúde. Na Educação, são 2 nutricionistas concursados, que atuam na Cozinha Piloto, com elaboração dos cardápios, descrição dos alimentos a serem comprados, entre outras ações, e outros 5 terceirizados que acompanham as merendeiras terceirizadas. Além deles, a equipe conta também com 6 profissionais de nível técnico, que fazem as vistorias de rotina nas Escolas. Na Educação, são 7 nutricionistas para atender a Vigilância em Saúde, o Setor de Dietas e Suplementos, o Programa de Visita Domiciliar e todas as Unidades de Saúde.
“O profissional é fundamental dentro do atendimento realizado pela Prefeitura. Nas escolas, temos sido referência na qualidade da merenda. Neste ano, em uma ação inovadora e com contribuição dos nutricionistas, a Prefeitura incluiu na merenda o suco de uva e também o caqui, que são frutas típicas da nossa cidade. Vale lembrar que somos responsáveis também pela merenda das escolas estaduais, por meio de um convênio feito com o Governo do Estado. Também é importante ressaltar que boa parte das frutas e verduras entregues nas escolas vêm da agricultura familiar, o que torna ainda a merenda ainda mais saborosa, mais fresca. E na Saúde, temos uma boa equipe de nutricionistas para garantir o atendimento, inclusive, de pacientes com necessidades específicas de nutrição”, disse o Prefeito Estanislau Steck.
Na área da Saúde, dentro das políticas públicas de atendimento multidisciplinar, os nutricionistas têm papel fundamental no atendimento nutricional de pacientes, inclusive com visitas domiciliares por meio do Programa de Saúde Domiciliar. Hoje são cerca de 100 pacientes assistidos e que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de se locomoverem até uma unidade de saúde.
A especialista em nutrição clínica funcional e fitoterapia, Ana Paula Pagotto Benvenutto, é a primeira nutricionista na área da Saúde de Louveira e atua na Prefeitura há 19 anos. Para ela, a nutrição como profissão é uma missão. “Atuar como nutricionista na Saúde é uma linda e importante missão de transformar a vida de muitos pacientes através da alimentação. Sou muito grata e realizada nesta profissão”, diz a profissional.
Ela ressalta que a presença dos nutricionistas dentro da Saúde compõe a característica multidisciplinar do atendimento, com médicos, enfermeiros, fisioterapias, fonoaudiólogos, dentistas e assistentes sociais. Entre as atividades desenvolvidas estão avaliação do estado nutricional dos pacientes, identificação dos pacientes que estão em risco nutricional para desnutrição ou obesidade, prescrição dietética, de acordo com seu diagnóstico, prescrição de suplementação nutricional quando necessário, desde bebês a idosos.
Educação
Na área da Educação, a atuação dos nutricionistas se dá na elaboração do cardápio da merenda, mas também com atendimentos específicos para os alunos que possuem restrições alimentares, sejam elas momentâneas ou definitivas como no caso de diabéticos, ou que tenham alergia, ou mesmo que tenha passado por alguma cirurgia. A Prefeitura atende hoje 583 alunos com algum tipo de restrição.
A nutricionista da rede, Marina de Queiroz, explica que a merenda das escolas louveirenses têm sido cada vez mais saudáveis. “Temos buscado introduzir cada vez mais alimentos hipoalergênicos porque tem crescido muito o número de crianças com restrições alimentares”. Atuando na Cozinha-Piloto, Marina conta que o local é responsável pela elaboração e distribuição de cerca de 70% dos pratos quentes da mernda, como arroz, feijão e guarnição. As escolas ficam responsáveis então pela salada, frutas, os itens do café, como pão e leite. Segundo a nutricionista, devido ao convênio com o Governo do Estado, a Prefeitura atende 30 unidades escolares, somando as municipais e também as estaduais, atendendo mais de 12 mil estudantes.