Desenvolvimento Econômico | 02/07/2015

Prefeitura de Louveira apresenta 1ª etapa do Plano Municipal de Turismo

Audiência

Documento vai auxiliar planejamento na área durante os próximos 10 anos e a cumprir exigências para captação de recursos estaduais e federais

Em Audiência Pública realizada na noite de terça-feira (30 de junho) na Câmara Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou à população a primeira etapa do Plano Municipal de Turismo, um documento que vai nortear investimentos no setor durante os próximos 10 anos.

Durante cerca de 3 horas de explanação, o secretário da Pasta, Jailson Marinho, e os turismólogos da empresa autora do estudo, RedeTur, Thiago Ferrarezzi, Ana Gabriela Garcia e Ingrid Mondoni mostraram detalhes sobre o andamento do projeto e a primeira parte já elaborada a fim de receber sugestões do público presente. Nos primeiros 6 meses de trabalho, o grupo de estudo levantou o inventário dos imóveis turísticos da cidade, elaborou um diagnóstico dos locais e fez uma análise denominada Swot, que leva em consideração os pontos positivos e negativos de toda a estrutura da cidade com interesse turístico para detectar os pontos a serem melhorados  ou aperfeiçoados.  Eles apresentaram ainda o mapeamento de atrativos turísticos em Louveira, que inclui locais privados, pontos públicos e até mesmo o patrimônio imaterial, que são componentes que fazem parte da cultura e da história do município.

“O Plano Municipal de Turismo não vai só nortear investimentos, como também adequar a cidade aos parâmetros exigidos pelo Ministério do Turismo para recebimento de recursos e convênios. O documento poderá ser utilizado para pleitear o título de cidade de interesse turístico junto à Secretaria Estadual de Turismo , o que aumentaria o investimento estadual e alçaria a cidade a um plano nacional do setor”, explicou Jailson Marinho.

O estudo permitirá, ainda, identificar a necessidade de obras de infraestrutura viária, visando melhorar o acesso aos pontos e empreendimentos turísticos de Louveira.

A elaboração do Plano Municipal de Turismo contribui com o planejamento da Prefeitura de aumentar consideravelmente o potencial turístico da cidade, principalmente o turismo rural. A intenção da Secretaria de Desenvolvimento da cidade é superar o número de 250 mil turistas do ano passado e mostrar a cultura, as riquezas naturais e as belezas da cidade pelo País afora. “Louveira é uma cidade que preserva sua atividade agrícola, suas paisagens exuberantes e um clima muito agradável, todos os ingredientes de uma cidade que mescla desenvolvimento com responsabilidade ambiental”, complementa o secretário.

Rico em detalhes, o mapeamento identificou toda a estrutura de lazer, comércio e serviços do município, como bares, lanchonetes, oficinas mecânicas, restaurantes, órgãos públicos, setor de hotelaria. A partir dessas informações, a Administração Municipal poderá ter uma visão ampla dos pontos que necessitam recursos para implementar o setor turístico na cidade, que já é referência na região.