Desenvolvimento Econômico | 30/01/2023

Prefeitura amplia participação dos artesãos na Feira do Produtor em Louveira

Com o crescimento no número de expositores, o artesanato tem se destacado na Feira, além da grande oferta de produtos frescos, trazidos diretamente do campo

Com uma grande oferta de legumes, frutas e verduras trazidos diretamente do campo para o centro de Louveira, a Feira do Produtor, realizada todas as terças-feiras na Estação Ferroviária,  tem atraído um grande público também pelo artesanato local. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atualmente 25 artesãos têm seus produtos expostos no local.

"O artesanato entrou na Feira do Produtor em meados de julho do ano passado. E de, fato, nos últimos meses, temos visto aumentar a participação dos artesãos, o que é ótimo, porque a Feira foi desenvolvida realmente para dar espaço àqueles profissionais que não têm um local fixo para expor seus produtos. É uma satisfação ver esse movimento na Feira, com a valorização do produtor rural e também  dos artesãos da nossa cidade", diz o Prefeito Estanislau Steck.

Como expositores, são 10 profissionais cadastrados e que comercializam as peças nas barracas. Mas, além disso, o espaço da Estação Ferroviária também oferece uma loja fixa, onde 15 artesãos expõem os produtos. E são peças de diversos tipos de trabalhos manuais, desde artesanato em tecido, em madeira, pinturas, crochê, entre tantos outros.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promove em Louveira cinco feiras, que são realizadas por diferentes regiões da cidade, tanto durante o dia como também à noite. Por enquanto, o artesanato está presente exclusivamente  na Feira do Produtor, que acontece às terças-feiras.

"Estamos atuando intensamente para ampliar a participação dos artesãos. Para isso, estamos buscando e cadastrando esses profissionais para capacitá-los e inseri-los nos eventos realizados pela Prefeitura. Temos, inclusive, novos projetos que estão serão concretizados ainda neste primeiro semestre, com objetivo de fortalecer o nosso artesanato", diz o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Vice-Prefeito, Ricardo Barbosa.

A Feira do Produtor, além do artesanato e produtos frescos trazidos diretamente pelos produtores rurais, vem ganhando cada dia mais espaço na agenda da população como opção de lazer, porque também oferece praça de alimentação, brinquedos infláveis para as crianças e apresentações musicais.

As feiras acontecem em diversos pontos da cidade de terça, quarta, sexta e domingo, no centro, no Santo Antônio e no Terra da Uva.

 

Confira o cronograma:

 

Feira do Produtor Rural

Às terças-feiras

Das 16h às 20h30

Na Estação Ferroviária

Rua 21 de Março, na Vila Pasti

*Com atração musical e brinquedos

 

Feiras Diurnas

- Às quartas-feiras

das 5h às 13h

Av. José Niero - Centro

- Aos domingos

das 5h às 13h

Praça da Igreja Padre Pedro Sanches - Bairro Santo Antônio

 

Feiras Noturnas

- Às quartas-feiras

Das 16h às 20h30

Rua Uva Patrícia, 131, no Terra da Uva

*Com atração musical e brinquedos

- Às sextas-feiras

Das 16h às 20h30

Na Praça da Bica, no Santo Antônio

 

artesanato Feira do Produtor

 

artesanato Feira do Produtor 1

 

artesanato Feira do Produtor 2