Desenvolvimento Econômico | 11/03/2024

Prefeitura abre temporada de capacitação profissional com oferta de 33 cursos pelo Nucca em 2024

São cursos em diversas áreas e com parceria com instituições de ensino técnico renomadas; neste início de ano estão em andamento os cursos Auxiliar Administrativo e Bordado; também já realizados cursos de Aproveitamento Integral dos Alimentos e Processamento de Banana; também na última semana aconteceram os primeiros cursos ministrados pelo CozinhAlimento, em parceria com o Estado

Como parte das políticas públicas para fomento à economia e importante instrumento de qualificação profissional, a Prefeitura, por meio de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, deu início ao calendário de cursos ofertados em 2024 pelo Nucca (Núcleo de Capacitação). São 33 cursos previstos, mas com possibilidade de serem incluídos novos durante o ano, e atendendo a áreas diversas (administrativa, estética, culinária, processos específicos, vendas, artesanato e trabalhos manuais e até mesmo agrícola). A Prefeitura divulgará as inscrições e datas pelas redes oficiais.

Neste início de ano já foram realizados 2 cursos - Aproveitamento Integral dos Alimentos e Processamento de Banana; e atualmente estão em andamento dois cursos - Auxiliar Administrativo e Bordado.

Os cursos do Nucca são voltados para jovens e adultos com objetivo de contribuir para que os cidadãos possam desenvolver habilidades e conhecimentos de forma gratuita para que estejam capacitados para o mercado de trabalho ou mesmo para que possam empreender em suas áreas de atuação.

Os cursos são realizados ainda com importantes parcerias com instituições de ensino técnico renomadas, como Senai, Senar, Sebrae, entre outras – que são fundamentais para a base do conteúdo, agregando conteúdos administrativos, por exemplo, em áreas diversas como estética ou de trabalhados manuais, e para que os alunos recebam qualificação para investir em seu próprio negócio, formalizando sua MEI (Micro-Empreendedor Individual), por exemplo.

CozinhAlimento

Além das parcerias com instituições, a Prefeitura concretiza neste início do ano o 1º curso desenvolvido pelo CozinhAlimento, por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo. O espaço físico do CozinhAlimento foi inaugurado no final de 2022, com estrutura completa para cursos específicos em culinária, com fogão, geladeira, micro-ondas, freezer, forno industrial, entre outros itens. E, na última semana, dias 7 e 8 de março, aconteceram os primeiros cursos resultantes desta parceria.

A princípio, foram ministrados cursos para as pessoas atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social: Aproveitamento dos Alimentos; Salada de Pote e Marmita; Confecção de Salgados, Pães e Bolos de Pote.

O Nucca está localizado na Rua Antônio Antonioli,  27, no Centro de Louveira e atende pelo telefone 3878-7432. Os interessados em receber via WhatsApp as informações podem solicitar o seu cadastramento pelo WhatsApp (19) 99618-9511.

Lista de Cursos 2024

- Massagem Relaxante

- Design de Sobrancelhas

- Make & Hair para Festas e Eventos