Cidadão

Empresa

Servidor

Desenvolvimento Econômico | 15/09/2023

Por meio de parcerias, Prefeitura incentiva empreendedorismo feminino

Entre as ações de fomento à economia de Louveira, a Prefeitura apoia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a realização da “Super Feira de Descontos”, a ser realizada pela Associação de Mulheres Empreendedoras de Louveira (AMEL) neste sábado (16), às 9h, no salão da Secretaria de Cultura e Eventos

Com foco na geração de emprego e renda da população de Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), vem desenvolvendo uma série de ações para fomentar o empreendedorismo feminino. São curso gratuitos, encontros de capacitação e orientação, busca por parcerias com instituições renomadas de formação profissional, busca por programas e projetos em instâncias governamentais, e investimentos em estrutura, que são realizados de forma a criar um ambiente propício para que as mulheres possam inovar e se desenvolver profissionalmente.

Neste sentido, a Prefeitura tem apoiado as atividades da AMEL (Associação de Mulheres Empreendedoras de Louveira). Nesta semana, o Prefeito, Estanislau Steck, recebeu em seu gabinete as fundadoras da AMEL, Daniela Didone Silva e Iara Ormonde, que formalizaram o convite para a abertura do evento a ser realizado por elas para as empreendedoras da cidade. Com apoio da Prefeitura, a “Super Feira de Descontos” será realizada neste sábado, 16 de setembro, às 9h, no salão da Secretaria de Cultura e Eventos.

O evento vai ao encontro das ações de busca por parcerias que a Prefeitura tem implantado para incentivar o empreendedorismo em Louveira. Especialmente para o público feminino, esta busca por parceria rendeu um novo e inédito curso para capacitar as mulheres na função de operadoras de empilhadeiras. As aulas, que já estão em andamento, são o resultado da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Senai Jundiaí a partir de uma demanda real das indústrias de Louveira por este tipo de profissional.

Como destaque das políticas públicas para o para o empreendedorismo feminino, a Prefeitura lançou no primeiro semestre o programa Quebrando Barreiras, que tem sido fundamental neste processo de incentivo à novos negócios. Por meio do programa, as equipes da Divisão de Comércio, vinculada à Secretaria, têm atuado, por exemplo, junto às artesãs e doceiras da cidade, no sentido de reunir as profissionais para que, juntas, elas possam ter sua atividade fortalecida e seu trabalho valorizado, e também para oferecer cursos e formação profissional com foco na melhoria do atendimento ao cliente, precificação de produtos e nos processos burocráticos de formalização.

Fundamental também neste pacote de ações da Prefeitura são os cursos gratuitos ofertados por meio do Nucca, e que qualificam as profissionais em diversos setores, tanto na área administrativa, preparando-as para o mercado de trabalho, como também tecnicamente, desenvolvendo nas alunas habilidades para atuar profissionalmente em diversas área, como culinária, estética, entre outras. Neste ano de 2023, o Nucca ofertou 45 cursos, formando mais de 500 alunos, e com grande participação feminina.

A presença feminina na economia de Louveira, inclusive, é um fator de destaque. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a maioria dos atendimentos concretizados na Sala do Empreendedor e pelo Sebrae Aqui Louveira é para o público feminino. E, segundo a informação da Sedec, ainda neste ano as empreendedoras contarão com mais um importante aliado para o empreendedorismo: uma unidade do Sebrae Mulher, que será instalada na sede do Fundo Social de Solidariedade como mais um incentivo da Prefeitura para que as mulheres recebam qualificação para inovar e criar oportunidades profissionais, gerando emprego e renda.

AMEL 2