Desenvolvimento Econômico | 22/12/2021

PLANEJAMENTO - Prefeitos do Distrito Turístico Serra Azul fazem reunião virtual para definir próximos passos do projeto

Na pauta, temas como elaboração de diagnóstico integrado, a criação de um Plano de Desenvolvimento Regional, a formalização do Conselho Gestor e do Estatuto e a visita a outros distritos já implementados

Os prefeitos de Louveira, Vinhedo, Itupeva e Jundiaí, municípios que compõem o Distrito Turístico Serra Azul, criado oficialmente pelo Governo do Estado no último dia 29 de novembro, fizeram nesta quarta-feira (22) uma reunião para discutir o planejamento dos próximos passos das ações que serão realizadas para a viabilização do projeto. O encontro foi virtual e teve a presença dos representantes do Wet n' Wild e do SerrAzul.

Foram discutidos temas como a elaboração de um diagnóstico integrado, a criação de um Plano de Desenvolvimento Regional e de Comunicação, a formalização do Conselho Gestor e do Estatuto do Distrito Turístico, os detalhes para a implantação de todos esses temas, além da visita a distritos turísticos já consolidados, para missões técnicas e troca de experiências. 

O prefeito de Louveira, Estanislau Steck, disse que o encontro foi positivo e vai permitir aos quatro municípios um planejamento adequado das ações. "Tive uma conversa muito produtiva com os prefeitos das outras cidades que integram o distrito e acredito que estamos no caminho certo para atingir os objetivos com esse projeto. Novos encontros devem ser realizados em janeiro", afirmou.  

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, lembrou que o setor de turismo tem grande demanda para os próximos anos. “Vamos trabalhar para agregar os esforços e criar uma agenda positiva para a concretização e materialização do Distrito Turístico. A etapa de planejamento é uma das mais importantes e fundamentais. As ações devem ser realizadas com olhar na execução”, declarou. 

Estiveram presentes o vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa, o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, além de César Federman, representante da iniciativa privada, e o CEO do Wet’n Wild, Alain Baldacci. 

O decreto para a criação do Distrito Turístico Serra Azul foi assinado pelo Governo do Estado no dia 29 de novembro. Com investimento previsto de R$ 1,8 bilhão provenientes da iniciativa privada e geração de 7,4 mil novos empregos nos próximos cinco anos, o Distrito Turístico Serra Azul vai  englobar um complexo de parques temáticos, empreendimentos turísticos e centros de compras na região de Jundiaí.