Desenvolvimento Econômico | 05/10/2018

Planejamento de Louveira para 2019 garante investimentos em desenvolvimento e qualidade de vida

Apesar da queda de arrecadação gerada pela crise econômica em todo o país, Louveira mantém a qualidade dos serviços e os investimentos em diversas áreas devido à gestão eficiente, ética e transparência.

A cidade mantém iniciativas de atração de investimentos, qualificação de trabalhadores, aprimoramento da infraestrutura e qualidade de vida para os moradores, proporcionando um ambiente seguro de atração de empresas de grande porte e geração de emprego e renda aos louveirenses.

Número 1 do Brasil em gestão

Este planejamento para o bom uso dos recursos públicos foi premiado pelo mais importante ranking nacional que avalia a gestão do município e a qualidade dos serviços para os cidadãos: o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

O Índice mede o desempenho da cidade em Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, áreas decisivas para garantir o desenvolvimento e a qualidade de vida para os moradores. Em Louveira, apesar do encolhimento das receitas, a previsão para 2019 é investir cerca de R$ 100 milhões apenas nesses 3 setores e garantir os altos padrões que os louveirenses merecem.

Também está na previsão de investimentos para o próximo ano mais de R$ 27.6 milhões para continuar avançando com as obras de expansão das redes de água e esgoto, que em 5 anos levou saneamento básico, saúde e dignidade para milhares de famílias. Até 2013, todo o esgoto da cidade era despejado diretamente nos rios, mas, visando os benefícios ao longo prazo, a Prefeitura ampliou e implantou novas redes e estações de tratamento de água e esgoto. Com planejamento, atualmente Louveira atingiu 89% de tratamento de todo o esgoto produzido na cidade.

No incentivo ao desenvolvimento econômico do comércio, indústria, serviços e produtores rurais, a Prefeitura destinou aproximadamente R$ 5 milhões que serão aplicados em qualificação profissional, programas de apoio, consultorias e eventos que aquecem a economia local e geram emprego e renda para o louveirense.

Lei Orçamentária Anual - LOA

O planejamento financeiro de 2019 acontece por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), que apresenta as estimativas de arrecadação e de investimentos da Administração Municipal.

Elaborada pela Prefeitura, a LOA de 2019 foi apresentada à população em audiência pública no dia 26 de setembro e encaminhada para aprovação na Câmara Municipal.