Desenvolvimento Econômico | 06/12/2021

PEDAL - Dupla de Louveira vence prova de resistência de mountain bike com 150 participantes na Fazenda Corujinha

César Alex Felix, o Melão, e Cleber Sant’Anna Luca ficaram em primeiro em duplas no GP Ravelli após 5 horas em circuito repleto de obstáculos

Uma dupla de Louveira venceu, no último final de semana, o GP Ravelli MTB 5 Horas Louveira, competição de ciclismo mountain bike em circuito cross country (XC) disputada na cidade, na Fazenda do Projeto Corujinha.

César Alex Felix, o Melão, e Cleber Sant’Anna Luca ficaram em primeiro lugar na disputa por duplas depois das cinco horas de prova disputada sob forte sol e calor intenso no sábado (4).

A largada ocorreu às 14h e a chegada, às 19h. O circuito montado dentro da fazenda tinha cerca de 5 km, com subida acumulada superior a 200 metros por volta, em meio a trilhas de grama e terra, e repleto de obstáculos naturais.

Ao todo, foram 150 atletas entre masculino e feminino, federados ou não, com idade igual ou superior a 16 anos, nas seguintes categorias: em trio, duplas ou solo (individual).

Vencia quem conseguisse dar mais voltas no circuito dentro do prazo de cinco horas de prova. Os atletas estavam equipados com chips fornecidos pela organização e que permitiam a contagem do número de voltas a cada passagem pela área de controle, na linha de chegada.

Nas duplas e nos trios, é feito revezamento, de forma que apenas um dos concorrentes esteja na pista de cada vez.

A prova foi organizada pelo ciclista brasileiro Márcio Ravelli, que possui 13 títulos de campeão brasileiro de mountain bike, além de duas medalhas no Panamericano de MTB, tricampeão iron biker e uma medalha de bronze no campeonato mundial de mountain bike.

Confira os resultados abaixo:

Categorias solo: Carlos Henrique Paixão, representando Jundiaí

Categorias duplas: César Alex Felix (Melão ) e Cleber Sant’Anna Luca, representando Louveira

Categorias trio: Fábio Muritiba / Gustavo Savioli / Guilherme H. Ber, representando Itu

Estrutura

Uma estrutura completa para receber os atletas, equipes e seus familiares, foi montada na Fazenda do Projeto Corujinha.

Além da competição, foram realizadas apresentações artísticas dos cantores Caio Licks e Yéio Caldana.

O prefeito, Estanislau Steck, e o vice, Ricardo Barbosa, participaram do evento e da largada, que foi dada em formato Le Mans, repetindo o sistema da prova de automobilismo. Nesse tipo de largada, os participantes partem a pé, correndo, da linha de largada, para uma volta sem as bikes pelo circuito. Em seguida, ao retornar, cada um pega a sua bike e todos retomam a disputa pedalando a partir desse local.

A tradicional prova 24 Horas de Le Mans é uma das mais importantes corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. É uma prova de resistência que dura 24 horas e é disputada anualmente desde 1923, no Circuit de la Sarthe, na França. 

Leite

Os participantes doaram 79 litros leite (entre leite em pó e longa vida) ao Fundo Social de Solidariedade de Louveira. O material arrecadado será distribuído entre as 11 entidades parceiras do Fundo Social.

O evento teve apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico; Esportes, Lazer e Juventude; e Cultura e Eventos.