Cidadão

Empresa

Servidor

Água e Esgoto | 15/03/2023

Parque Luigi Martini será aberto para a população em 10 dias

Em finalização, o espaço está passando por adequações no estacionamento, na jardinagem e em uma rampa de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção

O Parque Luigi Martini, localizado na Represa do Córrego Fetá, será inaugurado em 10 dias. Em finalização, o espaço está passando por adequações no estacionamento, na jardinagem e em uma rampa de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. A população vai contar com pista de caminhada em torno da represa, com cerca de 1.800 metros, além de bancos, bebedouros, banheiros, iluminação em toda a pista e cercas.  A obra é da Prefeitura de Louveira, coordenada pela Secretaria de Água e Esgoto. O projeto faz parte do governo do prefeito Estanislau Steck, que está comprometido em entregar o local que vai ser um novo espaço de lazer e caminhada para a população.

“No dia 25 de março vamos entregar essa obra para a população louveirense dentro da programação de aniversário da cidade, com uma justa homenagem ao senhor Luigi Martini, que era proprietário de toda esta terra que hoje convertermos neste Parque especial para Louveira”, disse o prefeito Estanislau Steck.

O Parque Luigi Martini conta com amplo espaço para estacionamento e fica ao lado do Paço Municipal da Prefeitura de Louveira. Nesta etapa final, está sendo colocado brita corrida no piso.

Dentro do parque, as equipes estão realizando adequações na jardinagem e numa rampa que facilita o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

“Essa obra traz mais uma utilidade para a Represa, que além de armazenar água para o sistema de abastecimento público, servirá como mais uma opção de lazer para os moradores”, disse o secretário de Água e Esgoto, Mateus Bento Batista Arantes.

Além de ser um local que vai ser um novo espaço de lazer e caminhada para a população, é um investimento importante como represa que foi fundamental para evitar, inclusive, alagamentos na região central da cidade durante o período de fortes chuvas no começo de fevereiro (mais detalhes aqui). 

A represa possui capacidade de armazenar 465.000 m³ de água. Em 100%, pode garantir por cerca de 45 dias o consumo médio da população de Louveira.

Luigi Martini

Nascido em Comune di Angliari. Provincia de Arezzo, na Itália, a vida de Luigi Martini está interligado a Louveira desde o final do século XIX quando, aos seus 27 anos, casou-se com Palma Cacioli para que pudessem vir da Itália para o Brasil, no ano de 1897, em busca de trabalho. Inicialmente, foram para a cidade de Astolfo Dutra, em Minas Gerais, mas, por volta de 1899, a família comprou o sítio São Luiz, onde hoje está localizada parte do Parque que será inaugurado no próximo dia 25 de março. Luigi e Palma tiveram 9 filhos, Vitório, Genoveva , Esther, Pureza, Antonio, Maria, Ermelinda, Emilio e Julia.  

No ano de 1987, seus netos Accílo e Laurindo iniciaram a uma exploração de areia, formando assim um lago por estar próximo ao rio de captação de água da cidade e, em anos seguintes, foi desapropriado pela Prefeitura para servir de reservatório de água da cidade e, agora, este novo Parque completo, que recebe, como justa homenagem, o nome de Luigi Martini.

Atualmente, muitos de seus netos e bisnetos residem na cidade.

A inauguração do Parque Luigi Martini vai acontecer dentro da programação de aniversário de 58 anos de Louveira. Desde o dia 1 de março já foram realizadas entregas de importantes obras, pavimentação de ruas, mutirões de saúde, eventos de esporte, ações em especial à Semana da Mulher, a entrega das adequações do Centro Comunitário do Vassoural e entre outras.

Ainda tem muita coisa por vir, sendo em destaque junto com a entrega do Parque Luigi Martini, o Centro de Referência do Autismo, Hospital do Santo Antônio, Subestação, Centro de Educação Ambiental Tabarana, Taba Ecobag, Programa Mãe Louveirense e show com o cantor Daniel. Todas as ações vão acontecer neste mês de março. CLIQUE AQUI para conferir a programação completa.