Prefeito | 28/02/2023

Louveira prepara 58 projetos e obras para serem anunciados e entregues no mês do Aniversário em Março

Sob o Slogan “O Tempo e o Sabor: 58 anos de Louveira”, a Prefeitura vai entregar obras como o novo Centro de Atendimento aos Autistas, o Novo Parque Luigi Martini, o Centro de Educação Ambiental Tabarana, 6 novas obras de Pavimentação e outras ações em Educação, Habitação, infraestrutura, Esportes e Cultura; entre os projetos a serem lançados, destaque para as fases das obras do Novo Hospital do Santo Antônio, obras de ampliação da Santa Casa, novos Programas Sociais com focos Ambientais, como o Taba Ecobag, Novos Investimentos para o Setor da Agricultura, o novo Programa Mulher Empreendedora Louveirense, entre outros

 

A cidade de Louveira completa no mês de Março 58 anos e a Prefeitura preparou um mês com 58 ações entre inaugurações de obras, eventos esportivos e culturais, lançamento de projetos e programas, que sinalizam um dos mais abrangentes Pacotes de Obras e Ações já realizados em toda a historia de Louveira, em áreas essenciais como a Saúde, Educação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Habitação, Social, Cultura, Esportes e Lazer, contando com ferramentas de Inovação e ampliação dos serviços públicos oferecidos à população. Sob o Slogan “O Tempo e o Sabor: 58 anos de Louveira”, a Prefeitura vai entregar obras como o novo Centro de Atendimento aos Autistas, o Novo Parque Luigi Martini (localizado na Represa do Córrego Fetá), o Centro de Educação Ambiental Tabarana, 6 novas obras de Pavimentação e outras ações em Educação, Habitação, infraestrutura, Esportes e Cultura; entre os projetos a serem lançados, destaque para as fases das obras do Novo Hospital do Santo Antônio, obras de ampliação da Santa Casa, novos Programas Sociais com focos Ambientais, como o Tabarana Eco Bag, Novos Investimentos para o Setor da Agricultura, o novo Programa Quebrando Barreiras, com as ações do Mulher Empreendedora Louveirense, entre outros.

 

“Estes 58 anos de Louveira, além de celebrar a história da nossa gente, é um marco importante em termos de investimentos, anúncio de novos programas e ações e, o essencial, a entrega de obras que trazem novas políticas e serviços públicos de qualidade à população, em áreas como Saúde, Saneamento Básico, Infraestrutura e Meio Ambiente. Claro que também teremos muita música, diversão e lazer, mas os pontos centrais estão nestes investimentos que colocam Louveira numa rota de Desenvolvimento Sustentável, com obras que impactam de forma positiva e com qualidade no atendimento às famílias de Louveira”, ressalta o prefeito Estanislau Steck.

 

A programação de aniversário começa logo nesta quarta, dia 1º de março, com o anúncio de novos investimentos para o setor da Agricultura da cidade. Entre as novidades a serem anunciadas, está o aumento do repasse do Promif, que é o Programa de Apoio ao Fruticultor de Louveira. A medida é um incentivo aos produtores que cumprem metas ambientais e de segurança no campo. São 148 propriedades cadastradas. Também será lançado um novo Programa, o Incentivo ao Cultivo Protegido, que prevê recursos de até R$ 500 mil para ações na área da agricultura na cidade. Além disso, também será apresentado o início das obras da Fábrica de Suco de Uva, que será um importante aliado para a compra da safra a ser convertida em suco para a merenda escolar da cidade.

 

“Todos os dias, em Março, teremos ações a serem divulgadas que impactam, de forma positiva, na vida das famílias louveirenses. Convido a todos para participarem das atividades e também acompanhar, pelo site da Prefeitura, em www.louveira.sp.gov.br, e nas redes sociais, os detalhes que serão divulgados diariamente”, complementou o prefeito Estanislau Steck que, também, ressaltou os investimentos em Tecnologia na Gestão Pública, com avanços na área da Cidade Digital, incluindo uma nova versão do aplicativo para moradores e visitantes, com informações sobre novos serviços on line, além de dados sobre a cidade, incluindo também mudanças no site da Prefeitura, para facilitar o acesso dos moradores aos serviços oferecidos pela Prefeitura, com avanços para a facilidade do acesso on line, sem burocracia e com agilidade.

 

Na área da Saúde, por exemplo, entre as ações que fazem parte da programação, destaque para a entrega do Centro de Atendimento aos Autistas, um espaço completo que irá atender aos pacientes e familiares, dentro do conceito de Saúde Integrativa; também está previsto o lançamento das Fases da Obras de Ampliação da Santa Casa e as obras de construção do Hospital no Santo Antônio; além disso, diversas ações de mutirões de exames e campanhas preventivas também estão programadas para todo o mês.

 

Em Saneamento Básico, Meio Ambiente e Educação os destaques ficam para a inauguração de duas importantes obras. Uma delas é o novo Parque da Represa Luigi Martini, que tem capacidade de armazenamento para 500 milhões de litros de água, sem contar toda a estrutura implantada, com pista de caminhada e iluminação, que sem dúvida se tornará um dos locais mais frequentados da cidade. A outra obra tão importante quanto na área ambiental é a entrega do Centro de Educação Ambiental Tabarana, um espaço destinado a estudos, ações e práticas que visam a preservação ambiental e a implantação do Projeto Tabarana, criado na gestão do prefeito Estanislau Steck, e que prevê como meta principal, por meio de ações e investimentos ambientais, incluindo campanhas educativas e de conscientização, o retorno do peixe Tabarana (que vive apenas em rios limpos) ao Capivari, que simboliza o Rio limpo e cuidado para todas as gerações louveirenses. Também estão previstas outras ações, como o plantio de 58 mudas, em homenagem ao aniversário da cidade, entre outras ações. Na área da Educação, ainda, além das ações ambientais, os estudantes das unidades de Ensino estarão em atividades diárias que envolvem a temática do aniversário da cidade. E serão entregues, também, duas vans para as atividades dos Agentes Escolares, com foco também no transporte dos alunos com deficiência.

 

Em Desenvolvimento Econômico, além da programação do dia 1º, com o anúncio do pacote para o setor da Agricultura da cidade, outro destaque é o lançamento de ações para a Mulher Empreendedora de Louveira, com a implantação do Programa Quebrando Barreiras, que inclui diversos cursos e a instalação da Divisão do Empreendedorismo da Mulher Louveirense, além do Sebrae Mulher. Também será anunciado o novo Programa do Turismo Rural de Louveira,  com diversas ações e materiais de divulgação da cidade. A Prefeitura prepara também o lançamento do Novo Portal do Emprego e do Empreendedor, com uma série de facilidades para a busca de empregos e cursos na cidade.

 

“Nestes dois anos, 2023 e 2024, temos projetado uma série de metas e ações, alinhadas ao plano de governo, que proporcionam ganhos de credibilidade à nossa cidade e, assim, ao aumento de investimentos e políticas públicas sociais e que promovam o bem-estar da nossa gente. Esta programação de aniversário é, sem dúvida, um momento especial para a cidade porque prevê uma série de entrega de obras importantes e lançamento de programas que colocam Louveira num cenário de destaque regional e no Estado, sempre com o foco principal na qualidade de vida da família louveirense”, complementou o prefeito.

 

Ações sociais também são destaques na programação do Aniversario da cidade em Março. Entre elas, destaque para o lançamento de dois projetos importantes. Um deles, o Taba Ecobag, tem uma integração com o Meio Ambiente; o projeto consiste na confecção de bolsas, com uso de lonas recicladas, a serem vendidas pelo Fundo Social com retorno de recursos para serem aplicados em ações sociais na cidade, sobretudo às famílias em situação de vulnerabilidade. O nome Taba Ecobag é, também, uma relação com  o Projeto Tabarana. Outra ação é o Programa Mãe Louveirense, integrado com a Saúde, que prevê assistência às futuras mamães, em pré-natal nas Unidades de Saúde Pública da cidade, com entrega de kits e orientações para os cuidados com os filhos que irão nascer. Na área de Habitação, também, estão previstos uma série de entrega de processos de regularização fundiária, que são ganhos importantes às famílias que passam a ter seus imóveis regularizados e, assim, ter acesso aos documentos que oficializam estas conquistas aguardadas há anos.

 

Em relação à entrega de obras de infraestrutura, uma série de ações está prevista para o mês de Março, incluindo espaços sociais e de lazer, como a entrega da revitalização do Centro Comunitário do Vassoural, assim como as adequações de sanitários no Burck, no espaço em que há aulas das autoescolas, além de obras de recapeamento e asfalto como na Estrada do Bugio, na interligação da Tiradentes com a 21 de Março, da Estrada do Cesarolli, nas ruas do Faixa Azul, da Savoy Dutra e da Avenida Alfredo Strabello.

 

“E, claro, muita festa, com diversas atividades de Lazer, Esporte e muita música, para celebrar este mês de festa para a nossa cidade”, lembra o prefeito Estanislau Steck.

 

No dia do aniversário, 21 de março, estão previstos uma série de eventos musicais, incluindo praça de alimentação com food trucks, na Área de Lazer do Trabalhador, em destaque o grande show com o cantor Daniel, a partir das 20h00. Além disso, também estão previstos uma série de atividades de lazer, jogos de futebol, incluindo um amistoso com atletas de renome nacional, como Ademir da Guia, Marcelinho Carioca, Biro-Biro, Miller e Zenon, atividades de lazer nos bairros, entrega do novo Gramado do campo do CEIL Bairro, enfim, uma série de atividades para toda a família.

 

Segue a programação completa:

               

Dia: 01/03 – Ações para o setor de agricultura – Aumento de repasse do Promif

Dia: 01/03 – Ações para o setor da agricultura – Incentivo ao cultivo protegido

Dia: 02/03 – Entrega da Pavimentação Estrada do Bugio – 14h

Dia: 02/03 - Ações para o setor de agricultura - Apresentação da Usina/Fábrica de Suco -15h

Dia: 02/03 – Lançamento do Programa Turismo Louveira

Dia: 04/03 – Combate a Obesidade – 8h – Praça da Bica – 10h – Aulão de Zumba e avaliação física

Dia: 04/03 – Fase Final da Escolha da Corte da Festa da Uva– 19h – Salão de Eventos Cultura

Dia: 05/03 – Final da Copa de Futebol Amador – 9h – Campo Municipal

Dia: 06/03 – Semana da Mulher – Rodas de Conversas – local CRAS

Dia: 08/03 – Dia Internacional da Mulher

Dia: 08/03 – Pacote de Ações – Mulher Empreendedora Louveirense

Dia: 11/03 – Entrega das Adequações Centro Vassoural – 8h30 às 14h

Dia: 11/03– Festival de Futsal – Vassoural – 9h – Rua de Lazer – Vassoural - 9h às 17h

Dia: 11/03 – Prevenção da Mulher – Papanicolau e outros – Unidades de Saúde

Dia: 12/03 – Caminhada Ecológica – 8h – Praça da Bica

Dia: 12/03 – Rua de Lazer – Praça da Bica – 9h às 17h

Dia: 15/03 – Entrega das Adequações de Sanitários no Burck – AutoEscolas – 9h

Dia: 15/03 – Entrega da Regularização Fundiária – 19h – POP III / Vassoural - Salão Comunitário

Dia: 17/03 – Anúncio do novo Portal do Emprego/Empreendedor

Dia: 18/03 – Festival das Escolinhas de Esporte – 8h às 14h – Vários locais

Dias 18 à 21/03 – Rua de Lazer – 9h às 17hs – 18 a 21/03 – Fazenda

Dia: 18/03 – Cultura na Estação – 10h

Dia: 18/03 – Entrega da Subestação – 17h30

Dia: 19/03 – Plantio de 58 mudas – 9hs – Área de preservação permanente no córrego Guembê, localizado na Estrada Miguel Bossi, s/n..

Dia: 19/03 – Rua de Lazer Jd. Niero – 10h às 18h – Entrega da Cancha de Malha – 14h 

Dia: 19/03 – 3º Encontro de Rádio Amadores de Louveira – 8h às 15h – Estação

Dia: 21/03 – Entrega do Novo Gramado CEIL Bairro a partir das 8h30 – Entrega das Cadeiras das Arquibancadas – Jogo preliminar das crianças do CEIL – Jogo das Estrelas – CEIL Bairro

Dia: 21/03 – Entrega/Exposição das vans PCD durante o evento do CEIL

Dia: 21/03 – Shows Aniversário da Cidade – 12h às 22h – Área de Lazer (Show Principal com o cantor Daniel às 20h)

Dia: 22/03 – Dia Mundial da Água – Ação ambiental numa nascente de Louveira – detalhes em breve

Dia: 23/03 – Entrega de Regularização Fundiária – 19hs - Pop IV - Mirante - EMEB Frederico Pagotto

Dia: 23/03 – Lançamento do Programa Mãe Louveirense

Dia: 24/03 – Combate a Tuberculose – Ações da Saúde

Dia: 25/03 – Entrega do Parque Luigi Martini - 8h – Caminhada às 8h30 no Parque

Dia: 25/03 – Programa Louveira Sorridente – Mutirão CEMO e Unidades das 7h às 16h

Dia: 26/03 – Passeio Ciclístico – 8h – Saída: Interligação da Tiradentes com 21 de Março (marca entrega de vias pavimentadas - Cestaroli e interligação da Tiradentes com 21 e Março)

Dia: 26/03 – Abertura Amador Futebol – 10h

Dia: 26/03 – Rua de Lazer – 10h às 17h – Sagrado

Dia: 27/03 – Entrega Regularização Fundiária – 19h – POP III / Vassoural - Salão Comunitário

Dia: 28/03 – Entrega do novo Centro de Educação Ambiental Tabarana e Lançamento do Programa Social e Ambiental Taba Ecobag – 8h30

Dia: 28/03 – Entrega da Regularização Fundiária Vila Liberdade / Faixa Azul I / Vista Alegre I – 19h – Plenarinho

Dia: 29/03 – Apresentação da equipe de vôlei - a partir das 19h

Dia: 30/03 – Lançamento do Programa Rede Hospital Louveira, incluindo o projeto das obras do Novo Hospital no Santo Antônio - 9h00 - Local: Auditório da Secretaria de Saúde

Dia: 31/03 – Entrega do Centro de Referência do Autismo – 9h

Dia: 31/03 – Entrega do Atelier da Cultura – 15h

Dia: 31/03 – Entrega da Pavimentação Savoy Dutra - 16h30

Dia: 31/03 – Entrega da Pavimentação Faixa Azul - 16h30

Durante o mês de Março – Atividades com os alunos nas Escolas - Memórias da Terra da Videira