Desenvolvimento Econômico | 19/02/2015

Palestras movimentam agricultores do município

A Associação de Produtores Rurais de Louveira - APR e a Divisão de Agricultura da Prefeitura promoveram, na última segunda-feira (9), no Salão Comunitário da Abadia, uma palestra para os agricultores da cidade tendo como tema a “Adubação Organomineral em Frutíferas”. O evento foi realizado em parceria com a empresa Ítale que, após uma explanação teórica, apresentou um adubo formulado pela empresa especialmente em função das demandas dos fruticultores do município, tendo como base as informações do Engenheiro Agrônomo Marco Kobayashi – que presta assessoria aos agricultores de Louveira através do Serviço Municipal de Consultoria Agronômica, disponibilizado gratuitamente pela Divisão de Agricultura da prefeitura.

Segundo Kobayashi, o desenvolvimento desse adubo específico para os agricultores de Louveira tem dois objetivos principais “O primeiro é a utilização de um produto que realmente contenha os nutrientes demandados pelas plantas e o segundo é a redução dos custos.” Segundo a empresa Ítale, os associados à associação teriam ainda um desconto adicional no preço do insumo no caso de uma aquisição conjunta.

Já no dia 10 de fevereiro, foi realizada na Câmara Municipal, uma palestra de sensibilização para o curso de Olericultura Orgânica, proposto pelo vereador Estanislau Steck através de uma parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SP). O evento contou também com o apoio do Sindicato Rural de Jundiaí e da Divisão de Agricultura da Prefeitura de Louveira.  Durante a palestra, a Engenheira Agrônoma do Senar apresentou o conteúdo do curso de que está dividido em oito módulos de dois dias/mês. Em cada módulo será abordado um assunto para que, ao final, o aluno tenha completo conhecimento para implantação de uma Horta Orgânica, bem como o levantamento dos custos e as oportunidades para comercialização desses produtos diferenciados.

Ao fim do evento, ficou definido que o primeiro dia do curso será no dia 21 de março e ainda há algumas vagas que devem ser preenchidas para completar a turma. Os interessados podem entrar em contato com a Divisão de Agricultura e/ou com o Sindicato Rural de Jundiaí. O curso é totalmente gratuito em todos os módulos.

A Divisão de Agricultura reforça que continua disponível aos agricultores do município, o serviço que auxilia o cadastramento obrigatório das propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural, o CAR. Mais informações na própria Divisão, que fica na Rodovia Anhanguera, Km 72 (ao lado do Restaurante Frango Assado) ou através do telefone 3878-4222.