Desenvolvimento Econômico | 01/08/2019

O empreendedor e suas características

sdasda

Por Silvia Della Matrice, analista de negócios do Sebrae-SP

Muitos empresários ou candidatos a empresários deixam de lado o sonho de iniciar ou incrementar seus empreendimentos por não acreditar no seu talento ou na sua habilidade para o sucesso.

O que essas pessoas não sabem é que as características de um empreendedor já estão dentro de todos nós. Só precisam ser reconhecidas e desenvolvidas.

A necessidade de realização impele o indivíduo a buscar objetivos que envolvem atividades desafiantes, com uma acentuada preocupação em fazer bem e melhor, que não são determinados apenas pelas possíveis recompensas em prestígio e dinheiro. Para tanto, descrevemos algumas características comportamentais dos empreendedores de sucesso:

Conjunto de realização

Busca de oportunidades e iniciativa; ter uma boa rede de relacionamentos, ouvir com mais cuidado seus clientes e fornecedores; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados, entre outros.

Conjunto de planejamento

Estabelecimento de metas; busca de informações, ou seja, estar sempre disposto a aprender; ter sede de conhecimento; buscar novas informações dentro do seu ramo de atividades ou fora dele; estar atento a todos os fatores relacionados à organização, seus clientes. Faça um plano de negócios e defina o caminho a percorrer.

Conjunto de poder

Persuasão e rede de contatos, influenciar pessoas a executar tarefas levando em consideração que cada um tem sua vida pessoal e suas aspirações não é tarefa fácil. O líder dá o exemplo, estimula os colaboradores e os mantêm motivados; independência e autoconfiança; buscar autonomia em relação a normas e controles de outros; agir com autonomia e confiança em sua capacidade; manter seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou resultados desanimadores.