Saúde | 24/03/2023

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Prefeitura intensifica ações contra a doença até o fim de março

Em ação especial devido ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificam as ações contra a doença até o fim do mês. A ação também faz parte da comemoração de aniversário de Louveira, que na gestão do prefeito, Estanislau Steck, completa 58 anos.

“Atenção à saúde é uma das nossas prioridades durante o governo. Através da prevenção e da realização de exames para diagnósticos, vamos intensificar o combate contra a tuberculose”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Todas as unidades vão intensificar a oferta de exames para pessoas com sintomas e pessoas que tiveram contato com infectados.

“Essa é uma ação de intensificação das ações que já realizamos continuamente nas unidades. É importante ressaltar a vacinação em crianças, que está disponível gratuitamente em Louveira”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

A principal forma de prevenção das formas graves da tuberculose é a vacina BCG, disponível gratuitamente nas UBSs. Ela deve ser aplicada preferencialmente após o nascimento, podendo ser aplicada em adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Após essa idade, a vacina não é mais recomendada.

Além das UBSs, a vacina BCG também é aplicada em recém-nascidos na Santa Casa toda segunda, terça e sexta-feira.

Nas fotos no fim da matéria, está a Josivania Bernardo dos Santos, enfermeira que atende casos de tuberculose da UBS Central. Nas mãos, ela segura o medicamento utilizado para o tratamento.

Transmissão

A transmissão da doença ocorre através do contato com gotículas de saliva expelidas pelo paciente através da tosse, espirros e fala.

Sintomas

O principal sintoma da doença é a tosse contínua por várias semanas. Pode começar de forma seca, evoluindo com a presença de secreção e posteriormente sangue ou pus nas semanas seguintes.

Também pode causar: cansaço, febre baixa, falta de apetite e fraqueza. Em casos graves há dificuldade para respirar, colapso do pulmão, e acúmulo de pus e sangue no órgão.

Tratamento

O tratamento contra tuberculose é gratuito e realizado através de um conjunto de antibióticos durante 6 meses. É 100% eficaz, desde que não haja abandono ou irregularidade no uso das medicações. A Secretaria de Saúde reforça a importância de realizar todo o tratamento para que o paciente esteja totalmente curado. O tratamento incompleto pode resultar em uma bactéria mais resistente, dificultando o controle da doença.

Veja abaixo a lista de todas as Unidades Básicas de Saúde e horários de funcionamento:

UBS DRA. LUCILENE MOSCA MELIN
Rua Frederico Zanella, 375 – Centro
Horário de funcionamento: 7h às 19h
Contato: (19) 3948-5300 / 3948-5318

UBS MIGUEL FRANCISCO MILAN – BURCK
Rua Martinho de Ludres, 700 - Residencial Burck

UBS VICE-PREFEITO JOÃO ALCEU DIAS – JD 21 DE MARÇO
Rua Luiz Gonzaga, 375 – Jd. 21 de Março

UBS ROSINA STURARO CAVALLI – VISTA ALEGRE
Rua Pedro Bassi, 506 – Vista Alegre

UBS GILBERTO AJJAR - MONTERREY
Rua Quiproquó, 55 – Monterrey
Horário de funcionamento: 7h às 16h

UBS ANTONIO CARLOS DOS SANTOS – P.A.S.

Rua São Carlos, 177 – Bairro Santo Antônio
Horário de funcionamento: 07h às 17h
Contato: (19) 3848-1062 / 3848-1158

Essa ação está dentro da programação de aniversário de 58 anos de Louveira. Desde o dia 1 de março já foram realizadas entregas de importantes obras, pavimentação de ruas, mutirões de saúde, eventos de esporte, ações em especial à Semana da Mulher, a entrega das adequações do Centro Comunitário do Vassoural, Subestação, lançamento do Programa Mãe Louveirense, show com o cantor Daniel e entre outras.

Ainda tem muita coisa por vir, sendo em destaque a entrega do Parque Luigi Martini (na Represa do Córrego Fetá), Centro de Referência do Autismo, Hospital do Santo Antônio e o Centro de Educação Ambiental Tabarana. Todas as ações vão acontecer neste mês de março. CLIQUE AQUI para conferir a programação completa.

tuberculose 1

tuberculose 2