Desenvolvimento Econômico | 15/05/2023

Louveira terá mais uma edição da Feira de Artesanato neste sábado (20)

A presença dos artesãos será um dos destaques da 3ª edição do Cultura na Estação; o evento acontece na Estação Ferroviária, das 10h às 21h, em todo terceiro sábado de cada mês

Como mais uma forte ação de fomento ao desenvolvimento econômico de Louveira, a Prefeitura tem atuado intensamente no sentido de fortalecer o trabalho dos artesãos da cidade. Desde o início deste ano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o setor tem sido uma das prioridades da Secretaria. E dentro deste trabalho, a presença do artesanato louveirense no evento Cultura na Estação é um diferencial não apenas para a economia, sendo um gerador de renda, mas também para o turismo. Neste sábado, 20 de maio, será o terceiro mês consecutivo do evento, realizado em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Cultura e Eventos.

“Louveira tem produtos de excelente qualidade; nossas frutas, nossas vinículas e restaurantes que atraem visitantes de toda a região; e o artesanato agora tem sido uma grande surpresa, porque é uma forma de apresentar Louveira também para os próprios moradores, porque muitos não conhecem o trabalho realizado pelos artesãos da nossa cidade, mas também para os visitantes de fora. Este evento nasceu com a promessa de movimentar o centro da cidade e tem sido assim, com a presença de várias pessoas; essa edição tem tudo para ser mais um sucesso”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campo Neto, o evento tem sido uma importante oportunidade para os artesãos apresentarem seus trabalhos. “Essa ação foi muito acertada porque são duas secretarias unidas em favor de um evento que movimenta tudo, na verdade – a Cultura atrai as pessoas com os shows, as apresentações, e o Desenvolvimento atua no incentivo de buscar a participação dos nossos expositores, que têm sido cada vez mais atuantes”, disse o Secretário.

Por conta deste trabalho intenso, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o setor de artesanato em Louveira tem sido mais organizado. Desde o início do ano, quando as ações de fortalecimento tiveram início, foi feito o cadastro dos profissionais e que hoje conta mais de 70 artesãos. “Não é um trabalho tão simples porque temos que descobrir onde estão essas pessoas que sabem realizar um belo trabalho manual, mas não só isso, elas precisam ter essa disponibilidade de assumir o compromisso de participar dos eventos da Prefeitura. Mas tem dado um resultado muito positivo. Hoje estamos com mais de 70 artesãos no cadastro e com uma média de 20 artesãos no Cultura na Estação em cada edição que fizemos”, disse a Chefe Divisão do Comércio, Iara Lopes Ormonde, que tem atuado diretamente para o fortalecimento do artesanato em Louveira.

Esta soma de esforços da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem gerado resultado; e um deles é a concretização do Espaço do Artesanato na 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, realizada neste mês de maio em Louveira. Foram mais de 30 artesãos expondo seus trabalhos, e com produtos de diferentes tipos: quadros, pinturas em tecidos, itens esculpidos em madeira, crochê, artesanato em tecido, entre tantos outros. E durante a festa os artesãos foram unânimes em citar o evento Cultura na Estação como um divisor de águas para o artesanato de Louveira.

A artesã, Jane Regorão, é uma das expositoras e enalteceu o trabalho da Prefeitura no sentido de fortalecer o setor. “É a primeira vez que o artesão tem este grande espaço na nossa cidade, que a Prefeitura abraça o artesanato dessa forma. Isso valoriza demais nosso trabalho. E posso falar não só por mim, mas por todos, porque estamos muito satisfeitos. Agora estamos trabalhando para formalizar uma associação. Nossa intenção é fazer com que nosso artesanato se fortaleça cada vez mais”, disse a artesã, que confecciona bonecas de pano.