Desenvolvimento Econômico | 04/09/2014

Louveira recebe capacitação em atração de investimentos desenvolvida pela Investe SP

investe

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jailson Marinho e o secretário de Finanças, Doraci Chicalhoni,  representaram a Prefeitura de Louveira no seminário sobre atração de investimentos realizado na sede da Investe São Paulo nesta terça-feira, 02 de setembro. A ação institucional, que está em sua 25ª edição, tem o objetivo de apresentar o trabalho realizado pela agência na atração de novos empreendimentos e conhecer o potencial de cada município. O evento contou também com a participação de representantes das cidades de Americana, Tabatinga, Novo Horizonte, Cerquilho, Ibitinga, Araçariguama, Iracemápolis e Matão.

De acordo com o secretário Jailson Marinho, a oportunidade foi importante para a projeção do município a futuros investidores “Além de estreitarmos um relacionamento com a Investe SP, que ajuda a trazer novos investidores para as cidades, tivemos a oportunidade de apresentar o município aos participantes explicando as vantagens de investir em  Louveira. Mostramos alguns números da cidade no que se refere a índices financeiros e de qualidade de vida, localização geográfica e principalmente mostramos a nossa principal vocação que é a área de logística, onde estamos abertos a receber investimentos”, relatou.

Durante o encontro, o diretor da Investe SP, Sérgio Costa, enfatizou justamente a importância de os municípios se tornarem atrativos para os investidores “Com a crescente qualificação da concorrência, tanto de outros estados como também de outros países, o interior do Estado de São Paulo precisa se preparar, da melhor forma, para receber os investimentos. É em eventos como esses que promovemos a troca de experiências e o aprendizado em busca da excelência”, destacou.

Em seguida, o gerente do setor público da Agência de Fomento Paulista – Desenvolve SP, Nadson Xavier, falou sobre as linhas de financiamento do Governo do Estado “Nosso papel é atuar como um BNDES em nível estadual, oferecendo linhas de crédito que colaborem para o desenvolvimento de municípios e empresas de pequeno e médio porte”, disse.

Seminário

Os representantes das prefeituras participaram de um seminário no qual o analista de Investimentos da Investe São Paulo, Rafael Murgi,apresentou o passo-a-passo do trabalho da Investe SP no apoio aos municípios e as principais ações que as prefeituras devem desempenhar para atrair e atender bem o investidor.

A apresentação abordou aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações em inglês, além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e seja capaz de atender prontamente o investidor. O município também pode, junto à Câmara Municipal, dentro do que a legislação permite criar políticas de incentivo fiscal.

Na segunda parte do seminário, as prefeituras tiveram a oportunidade de expor seus municípios e suas vocações para a atração de investimentos. Foram apresentadas atividades econômicas de maior destaque, polos industriais, estruturas de apoio ao empresário, universidades, centros tecnológicos, leis de incentivos fiscais, entre outros assuntos.