Desenvolvimento Econômico | 09/04/2014

Louveira participa de encontro em prol da simplificação tributária para Micro e Pequenas Empresas

Foto: Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Louveira (SEDEC), Jailson Marinho  e o assessor  Edmar Pinheiro de Lima estiveram representando a cidade  na “Caravana da Simplificação das Micros e Pequenas Empresas”, realizada na última sexta-feira, dia 04,  no auditório da Sescon/SP.  O evento foi comandado pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos,  com o objetivo de promover uma  mobilização pelo novo Simples Nacional e pela Redesim, fundamentais para tornar realidade uma legislação diferenciada para os pequenos negócios no Brasil.

“Nosso objetivo é transformar o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas, com desoneração tributária e desburocratização do processo de abertura e fechamento de empresas, com redução para no máximo cinco dias. Além da universalização do Simples, é muito importante acabar com a substituição tributária, uma anomalia estendida aos pequenos negócios, que acaba fazendo com que as pequenas empresas paguem mais que as grandes. Isso é inadmissível e existe consenso no Congresso de que a situação tem que mudar”, revelou o ministro. Ele ainda afirmou que o projeto do Redesim depende de ação conjunta da União, Estados e Municípios “A integração, por meio de um grande portal eletrônico que ficará pronto em junho, colocará todo o processo no mundo digital”, disse.

Para o responsável pela SEDEC de Louveira, Jailson Marinho,  a oportunidade serviu para ter a certeza de que Louveira está no caminho certo “As ações pelas quais o ministro está batalhando nós  já estamos realizando em Louveira. O apoio ao tratamento diferenciado à pequena empresa é prioridade na cidade e o prefeito Junior Finamore está nos dando todas as ferramentas e disponibilizando todos os recursos para que possamos atender as empresas do município. As micro e pequenas empresas são as que geram respostas mais rápidas na geração de renda e ocupação, fundamentais para o desenvolvimento de qualquer política pública, nós temos essa consciência e estamos batalhando muito pelos pequenos empresários”, disse.   O secretário também revelou que Louveira está entre as 40 cidades dentre 645 municípios do Estado de São Paulo que está preparada para receber o Redesim  “Já firmamos o convênio com a Secretaria do Estado de São Paulo e também já estamos operando com o sistema “Via Rápida Empresas”,  que será a base do Redesim  que se tornará obrigatório no futuro, porém já saímos na frente e estamos aptos a recebe-lo”, concluiu Jailson.

A Caravana da Simplificação das Micro e Pequenas Empresas contou também com a participação, além do Ministro das MPES Guilherme Afif Domingos, do prefeito de São Paulo Fernando Haddad, do Senador Eduardo Suplicy, além deputados, representantes de Associações Comerciais,  entre outros representantes de classes que representam as MPES.