Desenvolvimento Econômico | 22/11/2013

Louveira participa da 4ª. edição da Expo Circuito das Frutas que acontece neste mês de novembro

Foto: Divulgação

A cidade de Louveira estará presente na 4ª Edição da Expo Circuito das Frutas realizada nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, das 10h às 22h, no Parque Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos. É a primeira vez que o evento vem para o interior, com o intuito de fazer com que o paulistano e o turista de outras regiões do estado visite o Circuito das Frutas, que é composto pelos municípios de Atibaia, Itatiba, Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Nas edições anteriores, a Expo era, tradicionalmente, realizada na capital paulista, no Parque da Água Branca. Frutas, doces, compotas, vinhos, artesanato, gastronomia típica e opções de passeios na região são expostos, objetivando mostrar aos visitantes as possibilidades de passeios e produtos existentes na região.

Atrações culturais irão complementar a programação, com as mais variadas opções para todos os gostos. Orquestra de viola caipira, atrações infantis, bandas e cantores regionais dividirão o palco com nomes consagrados como o Grupo Demônios da Garoa, que se apresentará na sexta-feira às 20h e o cantor Renato Teixeira no domingo às 19h.

Além disso, o evento contará com praça de alimentação, mini-fazenda, espaço infantil e as já tradicionais exposições e venda de artesanato, frutas, produtos derivados e vinhos.

Outra novidade para a 4ª edição da Expo Circuito das Frutas são as linhas turísticas do Roda SP, que levarão os turistas para conhecer os principais atrativos do Circuito. Para participar, o turista compra um único ingresso, no valor de R$ 10, e utiliza os ônibus para subir e descer nos pontos de parada quantas vezes quiser. Esses pontos são identificados com totens do programa, localizado nos seguintes atrativos:

• Indaiatuba:Parque Ecológico e Museu Ferroviário.
  • Itatiba: Praça da Bandeira, Igreja Matriz e Zôo Parque.
  • Itupeva: Museu Municipal de Itupeva, Antiga Estação Sorocabana, Engenho Mica Preta e Parada do Quilombo
  • Louveira:Igreja de São Sebastião, Fazenda Luiz Gonzaga e Sitio Santa Rita.
  • Jarinu:Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, Alambique Zanoni e Sítio São Pedro - Alambique Ferrara.
  • Jundiaí: Jardim Botânico, Museu do Vinho e Adega Brunholi e Adega Beraldo Di Cale.
  • Morungaba: Sobrado Amalfi, Cervejaria Kremer e Sítio Hirondelle.
  • Valinhos:Camping Macuco, Chácara Boa Esperança Mário e Casinha do Figo com Chocolate.
  • Vinhedo: Memorial do Imigrante, Adega Família Ferragut e Sítio Frediani.

Para fechar as opções da Expo Circuito das Frutas, serão oferecidos passeios rurais em propriedades da região, com a opção de se conhecer a produção e vivenciar o dia-a-dia do campo, realizando o colha e pague e experimentando produtos diferenciados e exclusivos.

As principais frutas produzidas na região são as uvas de mesa, em especial a Niágara, figo, goiaba, pêssegos, ameixas, morango e caqui e a atividade do turismo rural aproveita-se deste potencial na realização de visitas a sítios produtivos e para as vivências do dia-a-dia do campo.