Cidadão

Empresa

Servidor

Desenvolvimento Econômico | 01/04/2024

Louveira é a 3ª melhor entre as 27 cidades das regiões de Campinas e Jundiaí em saldo de novos empregos

Em 2024 Louveira teve 3º melhor fevereiro em geração de emprego desde 1998

Com base nos dados do Ministérios do Trabalho de março de 2023 a fevereiro de 2024, Louveira é a 3ª melhor entre as 27 cidades das Regiões de Campinas e Jundiaí na variação relativa de novos empregos gerados. Além disso, neste ano a cidade registrou o 3º melhor fevereiro desde 1998. Dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Com os dados do período levantado, a variação relativa de novos empregos em Louveira foi de 5,58%, ficando atrás somente de Cabreúva e Paulínia entre as 27 cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí e Campinas. Em destaque para o mês de fevereiro, este foi o 3º melhor desde 1998. Veja na imagem abaixo o gráfico completo.

Em sólidas políticas públicas voltadas ao fomento da economia, Louveira fechou o ano de 2023 com o saldo positivo de 666 novos empregos, sendo o melhor cenário pós-pandemia. A maior parte das contratações foram de mulheres. 

Estas conquistas se devem aos investimentos realizados para proporcionar oportunidades de capacitação para os moradores, além de importantes parcerias para contratações por meio do SAT e em novos investimentos de empresas em Louveira.

Em 2023, Louveira recebeu o anúncio de novas empresas como o Zarelli Supermercado, cujas obras estão iniciando no bairro Santo Antônio e tem previsão de gerar mais de 220 vagas de emprego, a Churrascaria Da Fazenda e a Luminares, empresa de energia solar. 

Também importantes empresas já instaladas anunciaram em 2023 investimentos para ampliação da planta e novos projetos. Entre elas, a P&G, que anunciou, inclusive com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, Jorge Lima, representando o Governador, Tarcísio de Freitas, a ampliação das atividades e será a única unidade a ter no mesmo local, toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, reunindo planta industrial, centro de inovação e distribuição. 

Além dela, também anunciaram ampliações em 2023 o grupo O Boticário, que construirá um Centro de Distribuição; a Vetnil, que construiu uma nova unidade com aproximadamente 10 mil metros de área; a Pieralise, de fabricação de produtos centrífugos, com ampliação da planta e aquisição de maquinários; o Hotel Santa Mônica, com construção de 750 novos quartos para hospedagem, um importante investimento que fomenta o setor hoteleiro da cidade.

E já neste início de 2024, em janeiro, a Antonioli Plásticos anunciou a construção de um novo barracão com 1.500 metros para atender a demanda prevista de 3.300 toneladas de produtos. Com a ampliação, a empresa, que nasceu em Louveira há 24 anos e que hoje tem 100 funcionários, deve avançar na oferta de novas vagas de emprego.

Além disso, o centro comercial de Louveira em breve terá uma mudança significativa que transformará a região da Estação Ferroviária. Investidores louveirenses anunciaram a construção de um mall na Avenida José Niero, com 22 lojas, dois andares, com toda estrutura de docas para descarregamentos, 100 vagas de estacionamento de carros e 25 vagas para estacionamento de motos, incluindo vagas para idosos e pessoas com deficiência.

tabela 2

tabela 1