Desenvolvimento Econômico | 30/08/2023
Louveira avança na geração de empregos e tem um dos melhores índices de crescimento da região
Segundo dados do Ministério do Trabalho, a cidade registra um dos melhores índices de variação positiva no saldo de empregos gerados com carteira assinada, comparando 2023 com final de 2022; de janeiro a julho de 2023, a cidade está à frente de Campinas, Jundiaí e demais cidades; mulheres lideram em número de contratações no mês de julho
Com implementação de política públicas sólidas de fomento ao emprego e renda por parte da Prefeitura, Louveira tem sido destaque regional na criação de novas oportunidade de trabalho para a população. Segundo dados do Ministério do Trabalho, Louveira apresenta um dos melhores índices em variação positiva de empregos gerados com carteira assinada, comparando 2023 com final de 2022 - um saldo de 131 empregos. De janeiro a julho de 2023, o aumento registrado foi de 2,50%, índice que coloca Louveira à frente das maiores cidades da região – Campinas, Jundiaí, entre outras.
Para o Prefeito, Estanislau Steck, os saldos positivos que Louveira têm apresentado são resultados diretos da credibilidade das políticas públicas que a Prefeitura tem implementado, por meio de ações estratégica para fomento ao desenvolvimento econômico.
“Temos feito muitas ações concretas no sentido de valorizar a economia, sendo um importante mediador entre as empresas e os profissionais da cidade. São incentivos à vinda de novas empresas, incentivo também ao empreendedorismo, à capacitação e qualificação profissional para formação de mão-de-obra, além da parcerias e aproximação com as empresas já instaladas, no sentido de compreender as demandas”, disse o Prefeito Estanislau Steck.
Segundo os dados registrados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, de janeiro a julho de 2023, o saldo positivo no número de empregos gerados com carteira assinada coloca Louveira em destaque regional. O município está à frente de Campinas (2,38%), Itatiba (2,33%), Itupeva (1,86%), Jundiaí (1,71%), Campo Limpo Paulista (1,34%), Americana (1,28%), Jaguariúna (1,19%), Valinhos (0,99%), Vinhedo (0,73%) e Morungaba (0,20%).
Os dados positivos apontam ainda que as mulheres lideram quanto ao número de contratações em julho de 2023, com destaque para as áreas de tecnologia e comunicação.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto, explica que a participação ativa das mulheres no índice deste ano deve-se à contribuição ativa das políticas públicas que vem sendo aplicadas pela Prefeitura por meio da Secretaria, em especial aos cursos gratuitos de qualificação ofertados gratuitamente.
Neste mês de agosto, por exemplo, uma importante parceria entre a Prefeitura e o Senai Jundiaí resultou em um curso inédito para Operação de Empilhadeira, com uma sala específica para mulheres. Segundo o Secretário, foram abertas 4 turmas com 12 vagas cada uma, sendo que uma destas salas era exclusiva para mulheres, ou seja, 48 vagas no geral. Porém, em 3 dias de divulgação por parte da comunicação da Prefeitura, as mulheres ocuparam 21 das 48 vagas, segundo o Secretário Pedro. O curso é a primeira ação concreta do programa de Quebrando Barreiras, desenvolvido pela Secretaria e que tem como objetivo qualificar as mulheres louveirenses para o mercado de trabalho.
“Estamos atuando com ações intensas para o fortalecimento das empresas da cidade e para a geração de emprego e renda. Este curso para Operação de Empilhadeira com vagas para mulheres, por exemplo, foi uma demanda das próprias empresas de Louveira e vemos o sucesso da procura pelas aulas”, ressalta o Secretário Pedro.
Entre as ações dentro do pacote de políticas públicas para qualificação profissional estão ainda as dezenas de cursos ofertados pela Prefeitura por meio do Nucca (Núcleo de Capacitação). Neste ano de 2023 foram 45 cursos, abrangendo diversas áreas, entre administrativa, de informática, de estética e culinária, entre outras.