Desenvolvimento Econômico | 10/02/2023

Louveira avança em ações de fomento ao Turismo

A Prefeitura tem atuado na estruturação do setor com novas diretrizes do COMTUR e do Plano Diretor, na participação efetiva no Consórcio do Circuito das Frutas e em ações de fortalecimento do Turismo como ponte para o desenvolvimento econômico

No centro do Circuito das Frutas, Louveira tem atuado em diversas frentes para fortalecer o Turismo e fomentar o desenvolvimento econômico a partir dele. A base para este caminho está sendo construída com a atualização da Lei Municipal referente ao Plano Diretor de Turismo, que vai nortear todas as ações do setor. Além do Plano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Diretoria de Turismo, reestruturou o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e tem atuado em estratégias de valorização dos produtos rurais, em especial a fruticultura, no cicloturismo, e nas características naturais do município.

"Louveira tem uma grande potencial turístico. Tanto que hoje estamos à frente da presidência do Circuito das Frutas, com nossos municípios vizinhos, justamente para fortalecermos juntos o Turismo de Louveira e região. Também fazemos parte da rota dos ciclistas, pelo nosso turismo rural, nossas belas paisagens, além de termos nossa tradicional Festa da Uva, nossa história e nossos produtos de excelente qualidade. Estamos trabalhando para fortalecer esse perfil porque o Turismo é um grande instrumento de desenvolvimento econômico", diz o Prefeito Estanislau Steck.

Como importante base para o desenvolvimento de novos projetos e programas, o Plano Diretor de Turismo foi elaborado durante o ano de 2022, com a participação efetiva da população, por meio de audiências públicas, e supervisionado pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A aprovação do texto aconteceu na última audiência, em novembro de 2022, e agora ele segue para deliberação por parte do Poder Legislativo.

A gestão do Prefeito Estanislau Steck também reestruturou o COMTUR por meio da promulgação da Lei nº 2.760, de 17 de março de 2022, que representa um avanço para o desenvolvimento turístico de Louveira.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Vice-Prefeito, Ricardo Barbosa, o objetivo das ações é consolidar Louveira como Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado de São Paulo. "Estamos trabalhando em várias ações para o desenvolvimento turístico, e este reconhecimento viria para consolidar todo este trabalho, e Louveira poderá receber recursos estaduais para os investimentos no setor",  ressalta.