Gestão Ambiental | 14/03/2023

Investimentos ambientais comprovam eficácia das ações da Prefeitura nas ações em coleta seletiva, proteção à fauna e plantios

Em destaque, foram mais de 350 animais silvestres resgatados, 3.645 toneladas de resíduos sólidos coletados que foram destinados para reciclagem, quase 20 mil árvores plantadas e mais de 900 mil reais em descontos em IPTU gerados por programas ambientais

Em responsabilidade com o meio ambiente, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental que em conjunto com outras Secretarias e em importantes parcerias, continua trabalhando para ampliar as ações através de melhorias e novos projetos. Os números até março mostram grandes resultados em coleta seletiva, proteção à fauna e educação ambiental. Todas as ações fazem parte da gestão do prefeito, Estanislau Steck, que é comprometido com as causas ecologicamente corretas.

“Levantar esses números é uma etapa importante para analisar todo o trabalho feito até aqui, ver onde estamos acertando e onde podemos criar novos investimentos. Cuidar da natureza é cuidar das pessoas e do futuro”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Em destaque, foram mais de 350 animais silvestres resgatados, 3.645 toneladas de resíduos sólidos coletados que foram destinados para reciclagem, quase 20 mil árvores plantadas e mais de 900 mil reais em descontos em IPTU gerados por programas ambientais. 

Parte das ações são incluídas no Projeto Tabarana, que tem o como meta principal, por meio de ações e investimentos ambientais, incluindo campanhas educativas e de conscientização, o retorno do peixe Tabarana (que vive apenas em rios limpos) ao Rio Capivari.

“Vamos continuar trabalhando as nossas ações e projetos com foco na garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e da promoção de uma cidade sustentável e inteligente”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio. 

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura de Louveira preparou uma série de ações para todo o mês de março voltadas ao meio ambiente. Entre as ações, a população contará com plantio de mudas, caminhadas ecológicas, inauguração do Centro de Educação Ambiental Tabarana e o lançamento de um novo projeto, o Taba Ecobag, em parceria com o Fundo Social de Louveira. CLIQUE AQUI para saber mais. 

Confira abaixo mais detalhes sobre as ações ambientais realizadas desde janeiro de 2021.

Fauna

Em proteção à fauna silvestre, a Secretaria de Gestão Ambiental em conjunto com a Guarda Municipal e Bombeiros, resgataram 353 animais silvestres e 14 animais abandonados. O trabalho conta com a parceria da Associação Mata Ciliar, que realiza o cuidado e reintrodução dos animais na natureza. Além disso, foi realizado 298 atendimentos de casos de maus tratos.

Em dezembro do ano passado, os agentes das Secretarias de Gestão Ambiental e a Guarda Municipal passaram por treinamento de resgate de animais silvestres. O treinamento foi realizado por meio da parceria com a Associação Mata Ciliar com o objetivo de preparar os técnicos municipais para o manejo e a contenção de animais silvestres. 

Desconto em IPTU

Através dos programas de IPTU Verde e IPTU por Mata, foi aplicado o desconto total de R$953.683,52 nas tarifas para os participantes. Ao todo, foram 226 pessoas/empresas atendidas. 

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

O Pagamento por Serviços Ambientais é um programa criado em 2015 com o objetivo de promover a manutenção,  proteção e recuperação de áreas que possuem recursos hídricos e fragmentos de vegetação nativa, além da promoção do saneamento ambiental e a manutenção e/ou proteção do solo contra escoamentos superficiais.

Desde o início da gestão do atual prefeito, Estanislau Steck, o programa teve 9 novas adesões e 3 renovações, resultando em R$153.006,36 em pagamentos.

Selo Verde

Criado em 2016, o Selo Verde é uma ferramenta de reconhecimento da Prefeitura das iniciativas adotadas pelas indústrias, condomínios, comércios e serviços com vistas ao cumprimento do tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Desde o início da gestão do atual prefeito, Estanislau Steck, 5 novas empresas aderiram ao programa.

Educação Ambiental

Em promoção da educação ambiental, foram criadas 13 novas hortas, 191 palestras em escolas (12 presenciais e 179 online), 13 eventos realizados e 165 visitas.

Nas escolas municipais, durante todo o ano, os estudantes realizam inúmeros trabalhos sobre o tema, aprenderam sobre sustentabilidade, a importância da reciclagem, do descarte correto do lixo e de outras ações de preservação que impactam diretamente na vida de todos os moradores.

Através da disciplina de Arte os alunos tiveram na parte teórica rodas de conversa e debates, onde foram estimulados a “vivenciar o verde” de forma individual e coletiva, fomentar empatia, colaboração e cooperação.

Em dezembro de 2022 foi realizada uma exposição coletiva de arte feita pelos alunos, com o tema “Onde há água, há vida”, os estudantes criaram estruturas tridimensionais do peixe Tabarana e utilizaram para o acabamento a técnica chamada de upcycling, com a reutilização de diversos materiais, como o papelão, revistas, talheres plásticos, CDS, saquinhos plásticos, embalagens e tecidos. 

Coleta seletiva

O programa de coleta seletiva da Prefeitura de Louveira de janeiro de 2021 até o momento coletou 3.645 toneladas de resíduos sólidos, sendo 2.857 toneladas que retornaram para logística reversa.

Plantios

Ao todo, 18.814 árvores foram plantadas, incluindo em ações especiais em parceria de empresas e em conjunto com escolas e grupos sociais em ações de conscientização e educação. A quantidade de árvores resultou em 112.882 m² de área verde.

Em uma ação recente em dezembro, a Prefeitura de Louveira em parceria com a DHL Logistics realizou o plantio de 300 mudas de árvores nativas. O local é uma área de preservação permanente do Córrego Guaimbé e fica próximo da Secretaria de Cultura, na Estrada Miguel Bossi. 

Arborização Urbana

Em relação aos serviços de poda, manutenção e supressão foram 379 solicitações atendidas através da Secretaria de Gestão Ambiental.

Em janeiro foi finalizada a primeira fase do inventário da arborização urbana da cidade. Foi realizado o inventário de 2.000 árvores na região central de Louveira, com a possibilidade de plantio de outras 500, aproximadamente.

A Secretaria de Gestão Ambiental está estudando o investimento em um destocador, um equipamento utilizado para agilizar o replantio de árvores que não são adequadas para o local e tipo de calçada. Outro processo em andamento, é a avaliação de uma possível revisão no Plano Municipal de Arborização Urbana.

Fiscalização Ambiental

No ato de fiscalização ambiental, foram emitidas 47 notificações e 109 autos de infração.