Desenvolvimento Econômico | 27/10/2021

INAUGURAÇÃO - Primeiro dia da Feira do Produtor tem movimento intenso e variedade de hortifrútis na Estação

Barracas vão vender produtos direto do agricultor para o consumidor final toda terça-feira, das 16h30 às 20h30

A Feira do Produtor Rural de Louveira começou a funcionar nesta terça-feira (26) na Estação Ferroviária de Louveira. O primeiro dia foi marcado por um grande número de visitantes e pela variedade de produtos à venda nas oito barracas montadas no local.

A feira vai acontecer toda terça-feira no mesmo local, entre 16h30 e 20h30. Sua criação, que é um desejo antigo dos produtores e da população em geral, é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural.

Entre os diferenciais da feira estão a oferta de produtos sempre muito frescos e de qualidade, que chegam até as mãos do consumidor diretamente do produtor. Além disso, os preços sejam bastante competitivos. As barracas oferecem à população produtos como frutas, verduras/hortaliças e legumes, todos produzidos por agricultores de Louveira. A feira contará ainda com um espaço para venda de pasteis e de lanches.

​Todos os participantes foram capacitados pelo Programa Feira do Produtor Rural, oferecido gratuitamente em parceria pela Prefeitura, o Senar e o Sindicato Rural de Jundiaí. Foram, ao todo, 272 horas de estudos com aulas práticas e teóricas que permitem ao aluno uma visão global e ampliada do setor e de seus aspectos mais importantes.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre normas e procedimentos adequados para a feira, formação e organização de equipe, construção de estandes de bambu, planejamento de produção, preparação adequada dos produtos comercializados na feira, comercialização e técnicas de venda e exposição de produtos.

A criação da feira é mais uma ação da Administração que tem como objetivo fortalecer a economia de Louveira e oferecer suporte para que os pequenos produtores tenham condições de uma retomada sustentada da economia no período de pós-pandemia.

Além disso, esse tipo de iniciativa auxilia na geração de postos de emprego e de renda para parte da população.

A produtora rural Solange Aparecida de Oliveira Santiago, de 43 anos, colocou à venda legumes e verduras de sua produção na feira e comemorou o primeiro dia na Estação. “Estou muito feliz com essa oportunidade de comercializar nossos produtos fresquinhos direto para os nossos clientes. Vejo o programa como importante, interessante e necessário, pois lá tivemos a oportunidade de conhecer procedimentos que muitas vezes podem parecer simples, mas que ajuda a fazer a diferença”, disse.

O prefeito de Louveira, Estanislau Steck, esteve no local junto com o vice, Ricardo Barbosa, para conferir  os produtos e incentivar os produtores rurais na comercialização.