Desenvolvimento Econômico | 07/05/2013

III Semana de Viticultura de Louveira acontece nos dias 21 e 22/05

A Prefeitura de Louveira, por meio da Divisão de Agricultura, em parceria com o IAC – Instituto Agronômico de Campinas realizará nos dias 21 e 22 de maio, a III Semana de Viticultura de Louveira. A atividade técnica acontecerá durante a 46ª Festa da Uva e 3ª Expo Caqui, na Área de Lazer do Trabalhador (Rod. Romildo Prado, Km 1).

A abertura da Semana será às 18h, e em seguida, acontece a primeira palestra, com o tema Alternativas para a Cultura da Videira no Estado de SP: propagação, sistemas de condução, cultivo protegido, adubação verde, novas cultivares, inversão de ciclo e agregação de valor”, ministrada por José Luiz Hernandes, do PqC IAC/Centro de Frutas. Na seqüência, às 19h30, a analista de mercado de uva - Cepea - Esalq/USP, Ana Beatriz Fernandes Barboza falará sobre as “Perspectivas para o mercado de uvas, em especial da variedade Niagara Rosada”. No mesmo dia, às 20h30, acontece a palestra “Recomendações práticas para o manejo da cultura da videira em função da Pérola-da-Terra e doença de Petri”, com Luis Garrigós Leite e César Júnior Bueno, ambos do PqCs IB Centro Experimental de Campinas.

No dia 22, será a vez da “Tarde de Campo”, com visitas técnicas em duas propriedades. A programação terá início às 14h, trazendo experimentos com inoculação de doença de Petri, realizado pelo Centro de Frutas/IAC, no Parque Corrupira (Av. Luiz Pereira dos Santos, 1500 – Corrupira, Jundiaí, SP). Às 15h, na Chácara Guarany (Louveira), o produtor José Valter Pagotti receberá os participantes para visualização e testemunho de produtores sobre as novas tecnologias aplicadas à cultura da videira.

Neste dia, as palestras tem início às 18h30 com o tema “Sistema CATI para obtenção de mudas enxertadas de videira”, abordado pelos engenheiros agrônomos, Amélio José Berti e Silvana Catarina Salles Bueno, do  CATI/Núcleo de Produção Mudas São Bento do Sapucaí.  A questão das mudas enxertadas de videira de raiz nua “ indicação da necessidade do manejo diferenciado”,  será debatida às 19h30, pelo engenheiro agrônomo Murillo Albuquerque Regina, do PqC Epamig/Núcleo Tecnológico de Uva e Vinho. Para finalizar o ciclo de palestras, às 20h30, o tópico “Novas cultivares do Programa EMBRAPA de Melhoramento Genético da videira” será explanado por João Dimas G. Maia, do  PqC/Embrapa Uva e Vinho.

O encerramento da terceira edição da Semana de Viticultura está previsto para as 21h30, com apresentação de grupo de violeiros da Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira.