Cidadão

Empresa

Servidor

Desenvolvimento Econômico | 05/03/2012

Geração de empregos está acelerada em Louveira

Durante o ano de 2011, mais de mil e trezentos novos empregos com registro em carteira foram gerados na cidade

Geração de empregos está acelerada em Louveira

A cidade de Louveira tem se mostrado referência em desenvolvimento e geração de empregos. Isso é claramente comprovado quando analisados alguns dados reveladores como a criação de 1.339 postos de trabalho em 2011 (segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego). Até dezembro/2011 Louveira apresentou taxa de crescimento de empregos de 8,42%, superando as taxas de crescimento regional, do Estado e do Brasil. "Essa é a segunda maior taxa de crescimento dentre os municípios da nossa região", destaca o economista Gildo Canteli. Em 2011, segundo o ele, destacaram-se as atividades econômicas "Serviços" que proporcionou a criação de 882 empregos formais e "Comércio" com 355 novas vagas.

Segundo pesquisa levantada por Canteli, nos últimos sete anos (jan/2005 a dezembro/2011) foram criados 7.904 empregos formais no município e a taxa de crescimento acumulada atingiu 78,23%. Essa taxa é muito superior à do Estado de São Paulo (42,85%) e do Brasil (40,98%). Em dezembro passado, Louveira totalizou 18.007 empregos formais. Nos últimos sete anos, destacaram-se as atividades econômicas "Indústria de Transformação" que proporcionou a criação de 3.332 empregos formais, "Serviços" que gerou 2.836 novas vagas e "Comércio" com 1.588 novos postos de trabalho.

Para Gildo Cantelli, a aceleração na geração de empregos em Louveira é resultado do trabalho realizado pelo saudoso Prefeito Eleutério Malerba Filho e que está sendo encampado pelo atual Prefeito Valmir Magalhães. "Esse trabalho firme e forte objetivando o crescimento do nosso parque empresarial e proporcionando a geração de empregos, que o Dr. Eleutério desenvolveu aqui na cidade, tem mostrado resultados muito positivos a cada ano que passa. Sempre que tomava conhecimento, através de relatórios, que estava ocorrendo significativo aumento no número de empregos na cidade, o Doutor ficava imensamente feliz, pois sabia que mais jovens e mais chefes de família estavam empregados e certamente a melhoria na qualidade de vida e a elevação da auto-estima passaria a ser experimentada por milhares de cidadãos louveirenses. ", lembrou Gildo Canteli.

Hoje Louveira proporciona 472 empregos formais por mil habitantes, ficando numa posição melhor do que Jundiaí que proporciona 441 empregos formais por mil habitantes e Campinas que proporciona 359.

Crescimento

Boa parte dos resultados citados deve-se a uma série de iniciativas da Prefeitura de Louveira para estimular o crescimento da cidade. Entre elas está a maior agilidade no licenciamento de grandes empreendimentos como comércios de alta escala e indústrias, entre outros, que alavancaram a arrecadação do município.

Para estimular o crescimento, a Prefeitura também tem adotado uma política de incentivos a novos empreendimentos com a redução e até isenção na cobrança de alguns tributos como IPTU, ISSQN, Taxa de Licença para Localização e Fiscalização de Funcionamento.