Gestão de Projetos e Programas | 17/11/2022

FIBROMIALGIA - 4 pacientes já solicitaram à Prefeitura a carteirinha para pessoas com fibromialgia em Louveira

Objetivo é possibilitar agilidade em serviços públicos e privados às pessoas que sofrem com as dores crônicas provocadas pela doença.

A Prefeitura de Louveira passou a emitir no dia 8 de novembro a carteirinha de identificação para moradores que possuem fibromialgia. Quatro pacientes já fizeram a solicitação e em breve receberão o documento. A identificação tem como objetivo garantir atendimento preferencial nos estabelecimentos comerciais, privados, públicos, além de instituições bancárias. As pessoas que possuem esta doença também terão direito ao uso de vagas preferenciais em estacionamentos coletivos.

“Ficamos felizes em saber da procura. Desde que anunciamos a carteirinha, foram 6 dias úteis de atendimento no cartão cidadão e 4 pedidos, praticamente um por dia. Oferecer o atendimento prioritário vai facilitar o acesso aos serviços e melhorar a qualidade de vida da pessoa com fibromialgia”, disse o prefeito Estanislau Steck.

O documento foi criado em Louveira por meio do Decreto nº 6.100, de 26 de setembro de 2022 que regulamenta a Lei Municipal nº2.662 de 05 de novembro de 2020, de autoria do vereador Leandro Lourençon.

A analista de Recursos Humanos, Gislaine Bispo Pereira, de 40 anos, tem fibromialgia e é uma das pacientes que fez a solicitação da carteirinha. “É um acolhimento muito grande. Só quem convive com a doença sabe o que é enfrentar dores fortes pelo corpo. O atendimento prioritário vai facilitar a vida dos pacientes. É uma forma de respeito e inclusão”, conclui Gislaine que enfrenta a doença há três anos.

Como solicitar a carteirinha da fibromialgia?

Para obter a carteirinha, o beneficiário deverá se dirigir ao serviço do cartão cidadão, portando laudo médico que declare a sua condição clínica. A emissão da carteirinha é feita em até 30 dias.

A sede do cartão cidadão fica na Rua: Antônio Chicalhone, 338, no bairro Santo Antonio. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Mais informações por meio do telefone (19) 3848-1039.

Como solicitar o cartão preferencial em estacionamento?

Após solicitar e receber a carteirinha, os interessados devem procurar a Divisão de Trânsito, localizada à Rua Gabriel Scocco, 53, bairro Santo Antonio. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Mais informações por meio do telefone (19) 3848-4145.