Desenvolvimento Econômico | 15/09/2017

Especial Monterrey: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

apoio agricultor

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico atua no bairro Monterrey com duas divisões: a Divisão de Turismo - responsável pelos locais turísticos da cidade, e a Divisão de Agricultura - responsável por diversos programas de incentivo para a agricultura em Louveira.

Divisão de Agricultura:

• PROMIF - Programa Municipal de Incentivo para a Fruticultura: Desde 2013 o programa busca uma viabilização da agricultura familiar sustentável e, também, proporciona melhor qualidade de vida para toda a população.

Números do PROMIF no Monterrey:

• Número de áreas aderentes desde o início do PROMIF em 2014: 20
  • Número total de produtores rurais aderentes até agosto de 2017: 17
  • Total da área de fruticultura beneficiada: aproximadamente 50 hectares
  • Área de uva beneficiada: 42,9ha ; caqui: 5,8ha; outras frutas: 1,2ha
  • Participação do bairro em relação ao total do PROMIF no município: 16,6%

Subvenção ao Prêmio do Seguro Agrícola

• Número de áreas beneficiadas em 2016: 22
  • Número de produtores rurais atendidos em 2016: 12
  • Participação do bairro em relação ao total do valor destinado à subvenção do seguro agrícola no município no ano de 2016: 16,9%

Serviço Municipal de Mecanização Agrícola

Disponibilizado de forma gratuita, a atividade surgiu devido a demanda do bairro Monterrey, o serviço de preparo de solo para cultivos diversos com a utilização de tratores, implementos, combustível e tratorista do Serviço Municipal de Mecanização Agrícola.

Serviço Municipal de Consultoria Agronômica

O serviço de Consultoria Agronômica Especializada surgiu devido a demanda do bairro Monterrey. O programa serve para auxiliar cultivos diversos, sendo oferecido através da realização de visitas no local e, também através de atividades coletivas no CAP – Centro de Apoio ao Produtor Rural de Louveira.

Ações para Difusão Tecnológica

Os produtores rurais do Monterrey participaram de diversas atividades de 'Difusão Tecnológica' promovidas por meio da Divisão de Agricultura como palestras e treinamentos realizados no CAP, dias de campo, missões técnicas, entre outros.

Ações para fortalecimento do Associativismo entre os produtores rurais

A Prefeitura Municipal, através da Divisão de Agricultura, tem realizado iniciativas que visam o fortalecimento da Associação dos Produtores Rurais de Louveira (APR).
A APR busca auxiliar os produtores rurais na manutenção e ampliação dos recursos destinados ao setor rural. Entre os projetos estão: agricultura sustentável, produção de água potável, preservação ambiental, solo produtivo, e muito mais.

Divisão de Turismo

A Divisão de turismo possui ,desde 2013, dois atrativos rurais no bairro: o 'Orquidário Anjos' e o 'Café no Campo' - que entre 2013 a 2017 receberam aproximadamente 13.915 visitantes.

O turismo também trabalha da divulgação do bairro, em festas tradicionais da cidade como a Festa da Uva.