Cidadão

Empresa

Servidor

Desenvolvimento Econômico | 28/02/2013

Empreendedores encerram curso com visita à propriedades do Turismo Rural

Jasso / PML

A Prefeitura de Louveira, por meio da Divisão de Turismo, realizou um passeio instrutivo pelo roteiro turístico da cidade, na manhã da terça-feira, dia 26 de fevereiro. A atividade marcou o encerramento do curso de “Monitoria na Propriedade de Turismo Rural”,  promovido pela Prefeitura, em parceria com o Sindicato Rural de Jundiaí e Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo. Participaram da dinâmica, proprietários de empreendimentos integrantes do Turismo Rural de Louveira e o grupo de futuros empreendedores participantes do projeto de Inclusão Produtiva da secretaria da Assistência Social

“O roteiro foi elaborado de maneira que todos os presentes pudessem vivenciar a realidade dos estabelecimentos em atividade no município e aprender com a experiência de quem está operando com sucesso no ramo do Turismo Rural”, explicou o prefeito Junior Finamore.

 Esta foi a etapa prática do curso que abrangeu, dentre outros tópicos, a excelência no atendimento ao turista, que é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e um dos principais fatores para o crescimento das vendas e evolução das empresas. Também foram abordados os temas: hospitalidade; comunicação; perfil desejável do atendente (como apresentação pessoal, saber se comunicar, comportamento equilibrado, determinação); principais erros no atendimento; dicas para obter excelência no atendimento; sugestões para lidar com reclamações dos turistas; entre outros.

Para Priscila Pinheiro dos Santos, que é moradora do Bairro Santo Antonio, e que atualmente está trabalhando com a produção de sabão artesanal e biscoitos, a experiência foi muito boa “Achei muito legal a oportunidade que nos proporcionaram de conhecer as propriedades da cidade  e ver a comercialização dos produtos artesanais. Aproveitei a chance para apresentar os meus biscoitos e buscar parcerias para a venda”, disse.  Outra louveirense que ficou entusiasmada com a possibilidade de entrar para o ‘mundo do turismo rural’ foi a dona Ione Maria Freza que, juntamente com  algumas famílias dos bairros Abadia e Monterrey, está buscando uma fonte de renda “Estamos estudando a possibilidade de iniciarmos no ramo com a oferta de café da manhã. Acredito que juntas iremos fazer um grande trabalho e conseguirmos atrair muitos turistas. Adorei participar deste passeio pois nos deixou muito mais animadas”, disse.

A despedida do grupo aconteceu após um almoço na Chácara Alvorada, local em que puderam receber as últimas instruções do atendimento com qualidade e atenção aos turistas.  Para o prefeito Junior Finamore, que é um dos maiores apoiadores do setor turístico-rural de Louveira “essa capacitação contribuirá para que os trabalhadores tenham um aumento da produtividade além de subsídios para inovarem e diversificarem seus atrativos”, diz.