Geral | 10/10/2023

Em Semana da Ciência e Tecnologia, Prefeitura ressalta investimentos em ações integradas

Com programas e ações em tecnologia, Louveira tem avançado no aprimoramento do atendimento à população e nos processos burocráticos; aplicativo Relou é o destaque mais recente, mas também Programa de Alvará Digital para Obras, programa de Videomonitoramento em Segurança, robô motorizado para serviços de água e esgoto, entre outros

Com foco em desenvolvimento humano e crescimento econômico de Louveira, a Prefeitura tem atuado em diversas frentes para aplicar a tecnologia como base para a modernização do município como um todo, seja para o atendimento direto à população ou no aprimoramento dos processos públicos. Por meio de políticas públicas implantadas pelas secretarias, o objetivo é fazer com o município avance na área da ciência e tecnologia e se estabeleça como ‘smart city’, ou seja, uma cidade que se utiliza de inovações e soluções inteligentes para ser cada vez mais eficiente e conectada.

Com índices positivos em diversas áreas, Louveira foi destaque neste 2º semestre no Ranking Connected Smart Cities, que analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes nos eixos temáticos de segurança, tecnologia, inovação, urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, governança, meio ambiente, mobilidade e saúde. Um dos destaques é a Segurança, em especial, ao programa de videomonitoramento, que envolver as divisões de segurança por meio de um trabalho integrado entre a Secretaria de Segurança, com todas as forças policiais, a Guarda Municipal, Defesa Civil e a Divisão de Trânsito. De acordo com o Ranking Connected Smart Cities, o município de Louveira foi considerado o 13º mais seguro do Brasil (SAIBA MAIS) 

E o mais recente serviço em tecnologia lançado pela Prefeitura é o aplicativo Relou, que promove uma verdade proximidade com a população no sentido de agilizar o atendimento aos serviços solicitados pelo cidadão, seja na área da saúde, com agendamentos de consultas, seja na área de Trânsito, Vigilância em Saúde, Transporte, Turismo, entre outros. (SAIBA MAIS) 

No setor de Obras, por exemplo, com objetivo de aprimorar o processo para emissão de alvará para construção residencial, a Prefeitura lançou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o Programa Alvará Digital, que tem promovido uma significativa agilidade no trâmite dos processos. (SAIBA MAIS) 

Outro destaque de investimento em tecnologia é na Secretaria de Água e Esgoto. Desde que adquiriu o robô motorizado, a Prefeitura já atendeu desde 2021 mais de 200 ordens de serviço, identificando mais de 70 ligações clandestinas de esgoto em águas pluviais. (SAIBA MAIS) 

Quando se trata de geração de emprego e renda, Prefeitura também tem aplicado tecnologia. No 1º semestre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), foi lançado o Portal do Emprego/Empreendedor. Um dos serviços é a intermediação das vagas de emprego entre as empresas e os candidatos. Por meio de uma intensa atuação da Prefeitura, hoje as vagas são todas disponibilizadas pelo Portal. (SAIBA MAIS) 

Todas estas ações integradas de Governo são resultados de investimentos em ciência e tecnologia e um novo modelo de gestão, que faz com que Louveira avance cada ainda mais em termos de desenvolvimento humano e também econômico.