Água e Esgoto | 14/03/2023
Robô motorizado já atendeu mais de 200 ordens de serviço nas redes de água e esgoto em Louveira
Além disso, com o equipamento cerca de 70 ligações clandestinas de esgoto em águas pluviais foram detectadas e regularizadas
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, desde 2021 já atendeu mais de 200 ordens de serviço nas redes de água e esgoto utilizando robô motorizado. Além disso, com o equipamento cerca de 70 ligações clandestinas de esgoto em águas pluviais foram detectadas e regularizadas. O investimento nesta tecnologia é parte da gestão do prefeito, Estanislau Steck, que é comprometido em melhorar a qualidade de vida do cidadão de Louveira através da inovação.
“Investir em tecnologia é um excelente meio para melhorar a qualidade dos serviços para a população. Este robô permite que a equipe da Secretaria de Água e Esgoto ganhe tempo, poupe recursos e otimize as atividades. No fim, quem ganha são sempre os moradores, que vão contar com serviços de qualidade e passarão por menos transtornos”, disse o prefeito, Estanislau Steck.
O robô é similar a um carro, possui uma câmera de monitoramento e um sensor a laser que permite localizar imperfeições na tubulação, como trincas, vazamentos e obstruções. Desde 2021, ele já foi utilizado mais de 200 vezes para essas atividades.
“Por possuir tecnologia importada, em janeiro o robô foi enviado para a Espanha para passar por uma revisão e retornou neste mês de março para as atividades de rotina. Manter a manutenção em dia é fundamental para manter a precisão de trabalho” disse o secretário de Água e Esgoto, Mateus Bento Batista Arantes.
Em 2021, o robô foi a ferramenta principal para solucionar um problema de mau odor que havia na região central de Louveira. O equipamento localizou uma fissura na rede de esgoto situada na esquina da Rua ngelo Steck com a Rua Doutor José Romeiro Pereira, cujo vazamento escorria até a galeria de água pluvial localizada na avenida José Niero, gerando odor na região.
Após a fissura localizada, a Secretaria de Água e Esgoto pode resolver rapidamente o problema. Utilizar o robô impediu que fosse trocado toda a tubulação de esgoto da região da estação, gerando a economia de 800 mil reais, além de não incomodar a população com as obras.