Desenvolvimento Econômico | 02/03/2023

Em pacote de investimentos para o mês de 58 anos de Louveira, Prefeitura foca ações de fortalecimento do Turismo

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Prefeito Estanislau Steck anuncia ações estruturantes para fortalecer perfil turístico de Louveira e gerar novas oportunidades

No segundo dia de celebrações pelo aniversário de Louveira, no dia Nacional do Turismo, o Prefeito Estanislau Steck anuncia um importante pacote de ações relacionadas ao Turismo na cidade. Por meio da Divisão de Turismo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o objetivo é estruturar as ações para fortalecer o setor e movimentar a economia com base nas atividades turísticas.

"Louveira tem naturalmente essa característica de receber visitantes, porque estamos em uma região favorável ao Turismo, porque temos aqui nossa história de imigração, de fruticultura, nossa querida Festa da Uva e tantas outras festas. O nosso turismo rural e a Rota das Frutas, por exemplo, tem atraído cada vez mais ciclistas de toda a região. Mas esse perfil precisa ser fortalecido, e só vamos avançar a partir de uma forte estruturação do setor", avalia o Prefeito Estanislau Steck. 

A base para esta estruturação é a atualização da Lei Municipal referente ao Plano Diretor de Turismo, a partir da qual todas as ações serão norteadas. O Plano Diretor de Turismo foi elaborado em 2022, com a participação efetiva da população, por meio de audiências públicas, e supervisionado pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), e que aguarda deliberação pelo Poder Legislativo.  

E como a divulgação é um dos pilares para o fortalecimento do Turismo, a Prefeitura trabalha na elaboração de materiais com objetivo de atrair tanto os moradores como também visitantes de diversas localidades.  Entre eles estão o hotsite, que deve ser lançado em breve  e que inclui o Mapa Turístico e todas as informações, pontos turísticos, estrutura e história da cidade. O pacote de investimento inclui também a sinalização turística, que deve ser instalada em breve, para facilitar a identificação dos locais. 

Outra ação importante de governo é a busca pela inclusão de Louveira como Município de Interesse Turístico do Governo do Estado, que garante aportes financeiros para investir ainda mais do setor. 

Neste sentido, o Prefeito Estanislau Steck assumiu recentemente a Presidência do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, colocando Louveira no centro das atenções e concretizando mais um importante passo para fortalecer sua identidade fruticultora.

Economia
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Vice-Prefeito, Ricardo Barbosa, o Turismo é atividade fundamental para fomentar a economia. "Como importante atividade econômica, o Turismo impacta positivamente sobre diversos aspectos, como geração de emprego e renda, relação com o Meio Ambiente, preservação da cultura local e impactos na qualidade de vida. E todas essas ações anunciadas são políticas públicas que estruturam o grande potencial turístico que Louveira já possui", ressalta o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Vice-Prefeito, Ricardo Barbosa.