Desenvolvimento Econômico | 24/08/2023

Em Louveira, mulheres são maioria no curso de Operação de Empilhadeira viabilizado pela Prefeitura

Do total de 48 vagas disponíveis, 21 foram preenchidas por mulheres; as inscrições já estão encerradas; o curso foi desenvolvido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para atender a uma demanda por profissionais femininas e acontece em parceria com o Senai Jundiaí

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem atuado com ações concretas para fomentar as oportunidades de trabalho e renda para a população. Neste sentido, a Prefeitura viabilizou o curso de operação de empilhadeira, por meio de parceria com o Senai Jundiaí, e em consonância com a demanda apontada por muitas empresas da cidade, com vagas para mulheres, inclusive, com uma sala especificamente destinada ao público feminino. Das 48 vagas disponíveis, 21 foram preenchidas por mulheres.

“Foi um sucesso a procura pelas vagas femininas do curso. Tanto que, a princípio, das 4 turmas abertas, apenas uma era específica para mulheres, mas claro que, no caso de as vagas serem preenchidas, as alunas poderiam também estudar nas outras 3 turmas, que também tem alunos homens. E foi o que aconteceu. A procura foi grande e agora, além da sala exclusivamente feminina, as mulheres também estão presentes nas outras turmas. Ficamos satisfeitos com o resultado porque é consequência de uma atuação intensa para criar oportunidades de emprego e, principalmente, de capacitação profissional para a população ”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A alta procura pelo curso de Operação de Empilhadeira resultou ainda em uma lista de espera de 10 pessoas. As aulas serão realizadas em dois períodos diferentes: são duas turmas, incluindo a sala específica para mulheres, no período de 05 a 21 de setembro, e mais duas turmas de 26/09 a 06/10. Cada turma terá 12 alunos. O objetivo do curso é desenvolver nos profissionais a capacidade para operar o equipamento, seguindo procedimentos, normas e legislação técnica de segurança, saúde e meio ambiente.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto, explica que as aulas acontecerão no Senai Jundiaí devido ao fato de as aulas serem essencialmente práticas e a unidade possuir o espaço adequado e os equipamentos. Por este motivo, e para contribuir com a locomoção dos alunos de Louveira para Jundiaí, a Prefeitura de Louveira ofertará o transporte.

Segundo o Secretário, o curso é resultado de ações sólidas das políticas públicas de desenvolvimento da Prefeitura e, neste caso, especificamente voltadas às profissionais femininas, por meio do Programa Quebrando Barreiras.

“Temos atuado de forma bastante intensa neste projeto que visa a valorização das mulheres no mercado de trabalho. Estamos há bastante tempo alinhando os detalhes para hoje concretizarmos este curso com vagas femininas, já que a demanda por mulheres na operação de empilhadeira era bastante grande por parte das empresas da cidade. E isso se comprovou em um sucesso porque o preenchimento das vagas aconteceu rapidamente. Em três dias todas as vagas foram preenchidas. Isso comprova o imenso resultado positivo desta ação mediadora da Prefeitura, tanto por ouvir as necessidades das empresas da cidade como na pareceria com o Senai, que tem todo o know-how”, disse o Secretário Pedro. Ele destaca ainda as possibilidades de os alunos serem absorvidos rapidamente pelas empresas de Louveira após o curso.