Saúde | 13/03/2023

Em ação especial à Semana da Mulher, UBS’s atenderam mais de 600 pessoas no sábado (11)

Em ação especial à Semana da Mulher, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, esteve com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas no sábado (11) das 8h às 17h. Foram realizados atendimentos e exames agendados, livre demanda de Papanicolau, vacinação e testes de Covid-19. A ação faz parte da programação de aniversário da cidade, que na gestão do prefeito Estanislau Steck, completa 58 anos.

“Um dia em que todas as Unidades Básicas de Saúde promoveram atenção especial às mulheres louveirenses. O foco foi a realização de exames e prevenção da saúde da mulher”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

Confira abaixo o balanço dos resultados:

Eletrocardiograma: 135 exames realizados;
Vacinação: 201 doses aplicadas (entre Covid-19 e vacinas de rotina)
Teste Covid-19: 7 testes realizados
Papanicolaou: 66 exames coletados
Odontologia: 124 pacientes atendidos
Atendimento médico ginecologista: 16 mulheres atendidas
Atendimento médico clínico geral: 35 pacientes atendidos
Atendimento com nutricionista: 4 mulheres atendidas
Exames laboratoriais: 68 exames coletados

A autônoma, Marli Lima, foi à UBS do Centro levar a filha Isabela, de 4 anos, para tomar as vacinas exigidas para a idade. “No sábado para mim é melhor por causa do horário. Durante a semana a rotina é muito corrida”.

A Maria Flora é auxiliar de produção e diz que o plantão é positivo: “Eu precisava fazer o exame Papanicolau, e poder vir no sábado facilita bastante para a gente que não tem tempo”.

O próximo mutirão de saúde será no dia 25 de março. Com o tema “Louveira Sorridente”, o foco é a saúde bucal. Todas as UBSs estarão abertas também para outras ações: realização de exames, consultas médicas e vacinação. Mais detalhes serão divulgados em breve.

A abertura das UBSs no sábado (11) foi mais uma ação dentro da programação de aniversário de 58 anos de Louveira. Desde o dia 1 de março já foram realizadas entregas de importantes obras, pavimentação de ruas, mutirões de saúde, eventos de esporte, ações em especial à Semana da Mulher, a entrega das adequações do Centro Comunitário do Vassoural e entre outras.

Ainda tem muita coisa por vir, sendo em destaque a entrega do Parque Luigi Martini (na Represa do Córrego Fetá), Centro de Referência do Autismo, Hospital do Santo Antônio, Subestação, Centro de Educação Ambiental Tabarana, Taba Ecobag, Programa Mãe Louveirense e show com o cantor Daniel. Todas as ações vão acontecer neste mês de março. CLIQUE AQUI para conferir a programação completa.